sábado, 5 de fevereiro de 2011

Comentando The Great Game – 3º Episódio do novo Sherlock Holmes da BBC



Cheguei finalmente ao último episódio de Sherlock (2010). E, bem, devo admitir que conseguiram captar muito bem a essência – se é que existe alguma – da personagem criada por Conan Doyle. Esse último episódio não é meu favorito, gostei mais do primeiro, mas teve um dos finais mais... como colocar... mais espetaculares que eu já vi. Você fica absolutamente obrigado a continuar assistindo, ainda que tenha certeza de que Holmes (*desculpe, não consigo chamar pelo primeiro nome mesmo*) e Watson vão se safar... Talvez com alguns ossos quebrados, arranhões e queimaduras.

Nesse terceiro episódio temos o confronto entre Sherlock Holmes, o único detetive consultivo do mundo, e Moriarty, o único criminoso consultivo do mesmo mundo. Mais cedo ou mais tarde, eles iriam se cruzar. De comum, os dois homens têm o tédio em um mundo muito comum e medíocre, já que tanto Holmes quanto Moriarty são gênios. Em The Great Game, o terceiro episódio, temos uma série de menções à casos famosos, como o meu querido “As Cinco Sementes de Laranja” (The Five Orange Pips), inclusive com os cinco “crimes”, e cinco pessoas capturadas por Moriarty e colocadas com bombas amarradas ao corpo. Se Holmes não desvendar os mistérios, elas explodirão; se ele conseguir resolver os crimes, Moriarty permitirá que escapem. Preciso dizer que alguém muito querido do detetive será uma das vítimas? Pois é, Holmes tem coração, mas tem cojones, também... E voltamos para a espetacular seqüência final.

Mycroft aparece de novo e o grande mistério não é outro senão o roubo dos planos do Submarino. Só que o Holmes “menino mimado” da série finge que não está interessado em resolver o crime envolvendo espionagem que seu irmão lhe confiou. Mas é fingimento. Há uma piadinha com Mycroft ter emagrecido, já que no original ele era um Holmes sedentário e pesadão, ambos os irmãos se metem na vida privada de Watson, que continua meio-envolvido com sua colega de trabalho. “ele dormiu no colchonete ou no sofá?” Mycroft ganha.

Nas citações de “Cinco Sementes de Laranja” foi pena não colocarem o Holmes dizendo para Watson que ele deixasse de ser bobo, já que alguém batera na porta em um dos momentos de tédio do detetive e o médico diz que pose ser um amigo. “Watson, você sabe muito bem que só tenho um amigo: VOCÊ!”. Eu queria essa frase. E o diálogo na piscina, na seqüência final em que Watson brinca que iriam ficar mal falados porque estavam sozinhos, à noite, naquele lugar e Holmes tirando a sua roupa... Holmes diz “As pessoas já estão falando”. Mas é só brincadeira e bem no meio da seqüência final espetacular.

Moriarty foi meio piadista demais pro meu gosto, mas foi bem interessante como ele se aproximou do detetive. Eu só descobri quem era Moriarty no final... E ainda demorei para somar dois mais dois. Mas eu me preocupo sempre com essa vontade de transformar Moriarty em um grande vilão. Eu smepre gostei mais dos casos ordinários de Holmes, sem a presença do "Napoleão do Crime". Mas já vi que não tem jeito. Será que o pessoal gostou d eMoriarty? Porque Sherlock e Watson são umas gracinhas. Aliás, o figurino desse episódio estava bem interessante e elegante. Os sobretudos, jaquetas e tudo mais.

Saldo positivo. A temporada poderia ser mais longa, mas sei que há séries inglesas que têm somente 4 ou 5 capítulos por ano. Achei que a picuinha de Holmes com Mycroft poderia ser amenizada, Lestrade ficou muito inteligente e amigável... Mas foi tudo muito legal. Obrigada pro insistirem tanto, Anderson, Kotsuki, Pedro. Eu corria o risco de protelar ainda mais ou nem assistir a série. Há, sim, lugar para um Sherlock Holmes no século XXI e para Watson, também. Aliás, é o médico quem ganha mais com essas visitas ao clássico. Recomendadíssimo. Agora, falta Irene Addler. Para a resenha do episódio 1, clique aqui. O episódio dois, está nesse outro link.

6 pessoas comentaram:

Eu ja contei como resisti a essas modernizações do Holmes né?

Até pq a ultima versão mais moderna dele que eu vi foi um desenho que colocava o personagem no futura, sec XXII ou XXIII.

Mas é sempre bom quando somos surpreendidos positivamente.


Esse foi meu episodio preferido, com todas suas citações, pelo nivel do desafio...

Ver Holmes reclamando dos relatos que Watson publica no blog (sacada perfeito p/ atualizar as cronicas do sec XIX), explicando que sua mente só tem espaço p/ oq é util ao trabalho.

Ver como o detetive beira a falta de compaixão em alguns casos...

O Moriaty piadista tb me pegou desprevinido, mas gostei de como os dois se mediam, reconhecendo o genio um do outro...

E eu levei um susto quando Watson apareceu na piscina e aposto que Holmes tb.

rs

E o bom doutor tentando subistituir o amigo na pesquisa de campo foi otima.

E que final....angustia de esperar a nova temporada...

Isso sim foi um gancho de respeito, rs

E a melhor frase p/ mim é quando Sherlock grita:

"Estou em chamas!!!"


hehehe

amei.

Tentei assistir o primeiro episódio, mas não consegui - embora eu saiba que isso seja uma questão pessoal, uma vez que eu não gosto particulamente d asaga de Holmes. Enfim.

Talvez não seja o post certo para comentar isso, mas você viu que finalmente irão passar Nodame no Animax... às três horas da madrugada? Aff ¬¬''

Depois me perguntam porque no anime no Brasil não dá certo.

(link: http://www.jbox.com.br/2011/02/04/nodame-cantabile-estreia-em-marco-no-animax/)

Na primeira vez em que assisti ao final desse terceiro episódio, fiquei uns segundos olhando a tela, pasma. Antes de chamar o Mark Gatiss de gênio, usei outros nomes impróprios. hahahaha~

Eu também não tinha suspeitado de quem seria o Moriarty, e adorei o ar meio louco que deram a ele. E com a questão do sniper no final, torço para que talvez o Sebastian Moran apareça nessa próxima temporada. Das vítimas do Moriarty, eu fiquei morrendo de pena da velhinha, tadinha.

Ah, a menção ao coração do Sherlock foi sensacional. E acho que não puseram o diálogo dAs Cinco Sementes para não inflamar ainda mais as fãs. *risos*

Também acho que exageraram na picuinha entre os irmãos que, embora engraçada, foge ao original. Mas continuo fã do Gatiss como Mycroft, embora no futuro eu talvez fique dividida entre ele e o Stephen Fry.

Falando em gostar, gostei do Lestrade. Deve ser porque é o Rupert Graves, que está um charme com os cabelos grisalhos.

Realmente o figurino desse episódio estava ótimo. O Benedict estava muito bem naquele terno na cena da piscina. =D

Que bom que o saldo da série foi positivo para você, Valéria. Comecei a ler os contos de Sherlock Holmes inspirada por seus posts, e quando vi essa releitura da BBC não hesitei em recomendá-la, queria muito saber sua opinião. =]

Só uma pergunta: você assistiu ao episódio piloto?

Anderson

Também prefiro esse episódio, e pelos mesmos motivos que você. Os casos eram difíceis, e a resolução deles dava um enredo de filme; uma hora e meia pareceu pouco para tanta coisa acontecendo. Ainda assim o desfecho foi sensacional.

A falta de compaixão e tato do Sherlock é tragicômica; ri muito quando ele finge chorar só para obter informações daquela viúva. Isso sem contar a cabeça na geladeira, logo no início. xD

Kotsuki.

Verdade, a parte da cebça foi hilaria, e os classicos tiros na parede?

heheh

Realmente tem que ser meio martir p/ morar com o Holmes.

E sim, a maneira como as vitimas fora usadas como mensageiras tb foi bem cruel e engenhoso.

Quanto a falta de tato, a maneira que ele reagia as tentativa de aproximação da moça do laboratio mostram bem essa dificuldade em lidar com pessoas comuns.

To muito ansioso pelo desfecho do caso, mas isso ainda vai demorar.

Fiquei realmente impressionado por entrar este blog e me deparar com comentários sobre a serie Sherlock da BBC.
Já assisti a esta mini serie há alguns meses atrás e realmente gostei muito da modernização feita sem corromper (muito) os personagens e a obra de Sir Arthur Conan Doyle.
No geral concordo com todos os comentários (Shoujofan, kotsuki-chan e Lord Anderson), e devo acrescentar que não reparei no figurino... Mas prometo rever a serie e prestar mais atenção.

Related Posts with Thumbnails