quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mitsuru Adachi no Brasil



Eu vi a notícia quando estava na rua, mas esqueci de checar em casa. Segundo o Anime-Pró, a editora L&PM, que tem tradição em publicação em formato pocket por preço acessíveis, vai lançar mangá. E começa com? Ah! Começa com Mitsuru Adachi! Belisca! Belisca! Alguém realmente acredita que mangá não venda no Brasil com editoras consolidadas arriscando desse jeito? Ou que esteja saindo "de moda", como li dia desses por aí? Bem, segundo o contato da editora com o Anime-Pró, a editora licenciou junto à Shogakukan, Solanin (ソラニン), de Inio Asano, e Bouken Shonen ou Shounen Bouken, (冒険少年) de Mitsuru Adachi. Trata-se de uma coletânea de histórias curtas, e é a melhor forma de apresentar Adachi para o público brasileiro.. Bem, é um começo promissor.

Começam com dois seinen, mas, se a coisa der certo, quem sabe um shoujo? O material de Chiho Saito é dessa editora, principalmente. O formato será de leitura oriental, então, uma escolha já foi correta. Eu fico imaginando - e isso me preocupa - se o desinteresse das grandes editoras, das que têm experiência com mangás, acabem deixando clássicos e autores mais "cult" para editoras grandes, mas inexperientes. por conta disso, quem sabe A Rosa deVersalhes (ベルサイユのばら) até venha, mas acabe nas mãos de uma editora mainstream? Ou mesmo algum josei mais cult e oneshot? Motivo de alegria, claro, mas preocupação, também... Ah, só para acrescentar ao que eu escrevi ontem, o pessoal da L&PM me respondeu o seguinte via Twitter:

2 pessoas comentaram:

Olha, que notícia boa! Meu dia começou ÓTIMO hoje!

Sabe, eu sei que a L&PM é uma editora grande no ramo de livros e até mesmo no ramo de HQs, mas tem uma coisa que me irrita. A Newpop nunca lançou um mangá de uma editora do porte de uma Shogakukan, e se a L&PM de cara consegue um mangá do Adachi e SOLANIN pq a Newpop não traz algo de uma dessas gigantes também.

Eu sei que não tem muito a ver com o post, mas isso é um desabafo.

Related Posts with Thumbnails