sábado, 25 de junho de 2011

As Várias Faces de Orgulho & Preconceito - Parte 5


Como a Quinzena é em homenagem à Orgulho & Preconceito (Pride & Prejudice), por conta do Shoujocast do Dia dos Namorados (*Já ouviu? Já ouviu?*), mais um lote de cenas das quatro produções principais - 1940, 1980, 1995, 2005 - para vocês compararem. Dessa vez é a cena das cartas de Jane, quando Elizabeth fica sabendo que Lydia fugiu com Wikham. A cena não existe na versão de 1940, aliás, nem a carta de Darcy está lá, a cena é totalmente diferente... Então, coloquei as das outras produções, já que comentamos bastante sobre isso no próximo Shoujocast.


Esta é a versão de 1980 com Elizabeth Garvei e David Rintoul. Apesar de convincente na sinterpretações, ela não segue o livro, já que Darcy foi ao encontro de Elizabeth e não o contrário. Imagino Elizabeth correndo da vila até Pemberley. Lembram do tamanho da propriedade? Esta é uma das seqüências que colcoa por terra a idéia de que a série da BBC de 1980 é a "mais fiel" ao livro de Jane Austen. Ainda assim, é uma boa cena.


A série de 1995 seguiu o livro em quase tudo e oferece a melhor versão da cena. A angústia de Darcy, a sensação (*e é isso que eu imagino quando leio a cena ou assisto esta série*) de que o rapaz gostaria de abraçar e consolar Elizabeth, os sentimentos contidos... Tudo é perfeito! Bela interpretação de Colin Firth e Jennifer Ehle.


Enfim, sei que o filme de 2005 tem seus méritos. Eu não discordo dele totalmente, mas esta é uma das cenas que eu menos gosto. Em primeiro lugar, essa cena é de Darcy e Elizabeth, uma das melhores cenas do casal e não uma cena coletiva com os tios presentes. em segundo lugar, de quem foi a idéia de colocar a coitada da Keira Knightley girando em torno desse biombo? Acho que tudo nessa cena foi infeliz.

É isso. Há outros três posts com passagens comparadas de Orgulho & Preconceito:Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4. Se der, coloco pelo menos mais um outro pedaço hoje... Mas acho que não vai dar, não.

1 pessoas comentaram:

A reação do filme de 2005 está muito nada haver com a época, não importava a desgraça que tivesse acontecido ela jamais se comportaria desse jeito, tinha que manter as aparências. XD
Concordo com o que foi falado no shoujocast 40, essa versão de 2005 parece ter sido 'adaptada' para os adolescentes das gerações atuais(me incluo nisso). Mas como você disse o filme tem seus méritos e eu gosto bastante dele. ^^

Related Posts with Thumbnails