quarta-feira, 6 de julho de 2011

As Várias Faces de Orgulho & Preconceito - Parte 6


A quinzena de Orgulho & Preconceito (Pride & Prejudice) já acabou, mas por causa do Shoujocast do Dia dos Namorados em homenagem a esta obra de Jane Austen, cortei várias cenas das quatro produções principais - 1940, 1980, 1995, 2005 - para o cinema e para a TV. O objetivo é que vocês comparem e vejam qual é a melhor ou qual preferem. Enfim, ainda tenho alguns posts para fazer. Daí, vocês aproveitam e ouvem a segunda parte do Shoujocast, que fala exatamente das adaptações. Aliás, muito pouca gente parece ter ouvido e me deu até uma dor no coração... :( Enfim, neste lote temos a cena em que Elizabeth vai até Netherfield ver Jane, que tomou chuva e ficou doente. Seguem as quatro versões.


Elizabeth Bennet (Greer Garson) vai ver sua irmã, Jane, em Netherfiled. Eu realmente gusto dessa cena. Acho que, no geral, ela foi bem construída, ainda que o tom de comédia esteja no ar. Como a cena era muito curta no filme, eu coloquei junto a seqüência de Netherfield. No geral, acho a segunda melhor adaptação da cena da visita. Só perde para a série de 1995.


Eu gosto da versão de 1980, falei isso no último Shoujocast. No entanto, essa cena, com a Elizabeth Bennet (Elizabeth Garvie) indo para Netherfield debaixo dessa chuva pesada foi tão, tão exagerada que até a Mary mostrou ter mais bom senso do que a irmã. E como não era incomum morrer de uma simples gripe, bem que a personagem poderia esperar um pouco...


Eu adoro essa seqüência inteira. O sol está brilhando depois da tempestade e Elizabeth (Jennifer Ehle) até Netherfield, pula a cerca, pisa na lama e faz pouco caso. Assim, meio moleca, mas sem exageros. E, por fim, dá de cara com o Mr. Darcy (Colin Firth) no jardim. E a cara que ele faz... Deixei a conversa ferina das irmãs do Mr. Bingley de bônus ^__^


Aqui, acho que o bonus é a fotografia, Lizzie (Keira Knightley) passando lá longe, ficou muito bonito o início da seqüência. Mas a personagem chegar toda descabelada em Netherfield foi bem sem sentido. Aliás, como ela conseguiu isso? Eu realmente não gostei, ao invés de parecer natural, ou que Lizzie era uma moça saudável, ficou foi desmazelada mesmo.

É isso. Há outros cinco posts com passagens comparadas de Orgulho & Preconceito:Parte 1 - Parte 2 - Parte 3 - Parte 4 - Parte 5.

1 pessoas comentaram:

A versão de 1940, ficou boa apesar de ser a mais fraquinha das 4, porém os vestidos me fazem desgostar logo de cara. =/
A chuva da versão de 1980 foi meio desnecessária, no original quem sai na chuva à cavalo é a Jane, Elizabeth vai depois quando está tudo molhado não? E a Mary acompanhando ela isso tem no livro?
Gosto da sequencia de 1995, com a música tema da série tocando. XD
E a versão do filme, como você disse ficou boa pela fotografia.
Queria saber se você vai postar a cena em que a Mrs. Bennet mandou Jane ir para Netherfield e começa a chover e o Mr. Bennett diz para Mrs. Bennet, que se a Jane morrer terá sido por uma boa causa (arranjar um marido rico). Acho essa cena muito hilária, só não sei se tem em todas as adaptações.

Related Posts with Thumbnails