quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Morre Shingo Araki o artista por trás do anime de Cavaleiros do Zodíaco



Hoje pela manhã o Lancaster postou que Shingo Araki tinha falecido. Me bateu uma tristeza tão grande que não sei se por causa disso, ou porque estou meio mole mesmo, meus olhos encheram de lágrimas. Araki, que faleceu ontem com 72 anos, era um gênio, responsável pela arte de vários animes que eu adoro. Para quem não sabe, Shingo Araki é um dos nomes mais importante do character design de animes no Japão desde a década de 1960. Sozinho ou com Michi Himeno (Araki desenhava as personagens masculinas e ela as femininas), ele foi responsável pela arte (character design e/ou direção de animação) de animes como Ashita no Joe (filme e TV), Attack No. 1 (TV), Babel II (TV e OAV), Cutey Honey (TV), Devilman (TV), Farewell Space Battleship Yamato (filme), Galaxy Express 999 (TV), Glass no Kamen (TV/1984), Hana no Ko Lunlun (Angel, A Menina das Flores), Kimba the White Lion (TV 1/1965), Kindaichi Shounen no Jikenbo (TV), Kyojin no Hoshi (TV), Legend of the Galactic Heroes (OAV), Lupin III: Part III (TV) e Lupin VIII (TV), Mahō no Mako-chan (TV), Mahou Shoujo Lalabel (TV), Planet Robot Danguard Ace (TV), Ring ni Kakero (TV), Rosa de Versalhes (TV), Cavaleiros do Zodíaco (TV, Saint Seiya Gekijōban – filme, Saint Seiya Tenkai-hen – filme, Saint Seiya: Kamigami No Atsuki Tatakai – filme, Saint Seiya: Shinku No Shonen Densetsu – filme, Saint Seiya: The Hades Chapter - Elysion – OAV, Saint Seiya: The Hades Chapter - Inferno – OAV, Saint Seiya: The Hades Chapter - Sanctuary – OAV, Shin Kyūseishu Densetsu Hokuto no Ken: Raoh-den Junai no Shō (filme), Space Adventure Cobra - The Movie, Yu-Gi-Oh! (filme 1999, TV 1/1998, TV 2/2000). Sim, não é o currículo todo de Shingo Araki. O trabalho desse artista se tornou famoso no Brasil graças à Cavaleiros do Zodíaco, mas na Europa, por exemplo, sua fama veio antes, com A Rosa de Versalhes (principalmente) e Ashita no Joe. 2011, que já está acabando, foi muito cruel com os fãs dos clássicos, afinal, levou Osamu Dezaki, Shinji Wada e, agora, Shingo Araki... Sentirei falta deles... Enfim, para quem quiser maiores informações sobre Shingo Araki, inclusive extratos de entrevistas, é só acessar o site Guia Saint Seya. Há muita coisa por lá.
ATUALIZAÇÃO 02/12: Para quem não acreditou na morte do Shingo Araki "porque só italianos, franceses, brasileiros e a wikipedia" deram a notícia e os americanos não comentaram, o ANN deu a nota do falecimento, também. Espero que agora, com a palavra de nossos irmãos do norte, que nunca mentem e são a referência maior para qualquer coisa, o pessoal acredite. Se for mentira, 1º de abril fora de época, todo mundo caiu.

9 pessoas comentaram:

Essa "notícia" é um boato muito do irresponsável.

1- Não tem informe oficial NENHUM. Nem por parte de Masami Kurumada, nem por parte da Toei, nem por parte da Michi Himeno, nem por parte de ninguém.

2- É muito estranho que tenham esperado mais de 24 horas para saírem as notícias, se as datas que a Wikipédia e os sites brasileiros, franceses e italianos estão dando forem verdadeiras.

3- É mais estranho ainda que não tenha site japonês NENHUM falando sobre isso, nada além de "site estrangeiro diz que Shingo Araki faleceu". Acho que todo mundo aqui se lembra o auê que foi a morte do criador de Crayon Shin-chan e a de Satoshi Kon.

4- Também não foi nada postado na Anime News Network ou similares. E não tem nem desculpa de americano não ligar pra Saint Seiya; Araki teve mão em coisa com muito mais repercussão por lá, como Berubara, Cutie Honey e Devilman.

Eu não vou dar crédito nenhum a essa boataria enquanto não aparecer NADA oficial.

Ok, então vamos esperar. Se for boato, eu retiro depois. Mas eu confio no Manga News, trata-se de um site francês tão sério quanto o ANN. Mas, se for mentira, será desmentida em breve.

Se realmente for verdade, uma triste notícia. Acho lindo o traço desse homem.

Será que já saíram notícias oficiais?
Puxa, que dia de notícias tristes.Vai fazer muita falta...

Arietide, já que você só acreditaria com uma fonte americana, aí está: http://bit.ly/rKR39g O ANN deu a nota e apontou que havia fontes japonesas. Aliás, eu confio muito nos sites franceses e italianos, para algumas coisas, eles são bem melhores que o ANN.

Simplesmente os franceses e italianos passaram a frente dos americanos. Sem brincadeira, eu já há muito tempo busco mais informações neles do que no Anime News Network – que acaba servindo mais para confirmar o que os europeus apuraram. O que os americanos fizeram foi levantar as fontes originais japonesas, e aqui estão:

http://www.yomiuri.co.jp/entertainment/news/20111202-OYT1T00758.htm?from=main8

http://www.sponichi.co.jp/society/news/2011/12/02/kiji/K20111202002155560.html

Os Europeus são bons nisso, vai por mim.

Corrigindo o erro: eu pensava que fossem as fontes originais japonesas, mas acabo de ver que essas notícias estão datadas do dia 2.
Ou seja, os franceses chegaram antes dos japoneses, que simplesmente correram atrás e confirmaram.

Pior q ele morreu mto jovem pro padrão d vida japonês( q doença será q ele tinha?).Ele esteve na França não fazia mto tempo!! =/ Eu já tinha acreditado na notícia antes, mas eu tbm axo mtoooo estranho o Kurumada, etc não comentarem nada até agora. Mas, vai ver estão chocados!!!Vamos torcer pra quando eles comentarem darem mais detalhes q qm sabe uma homenagenzinha em breve.

OMG, doeu meu coração agora! Posso dizer que Shingo Araki é um pouco "pai" do meu traço, sempre me espelhei muito nele...Descanse em paz, Araki-sama!

Related Posts with Thumbnails