terça-feira, 17 de abril de 2012

Japoneses elegem seus heróis e heroínas favoritas dos animes e live actions



A TV Fuji levou ao ar um programa especial chamado 1 Oku 3 Sen Man-Nin ga Erabu Anime & Tokusatsu Hero & Heroine Best 50 (Os Top 50 Heróis & Heroínas das series Animadas e Tokusatsu, Escolhidas por 130 Milhões de Pessoas). Como o nome indica, a série inclui animação e live action. Segundo o ANN, a coisa dos 130 milhões de pessoas é um exagero, afinal, a população japonesa nem chega a isso... Foram 14 mil pessoas entrevistadas, ou seja, uma boa amostragem, e o resultado foi dos heróis e heroínas foi o seguinte:

Achei a lista bem interessante. Entre os cinqüenta nomes masculinos, só temos um que tem origem em shoujo mangá, Tuxedo Mask. Já entre as personagens femininas, o curioso é a presença de um bom número de personagens da Ghibli, das séries da Nippon (*vide Heide*), e personagens de shoujo, mas com grande presença de series dos anos 1970: Reika Ryūzaki e Hiromi Oka (Ace Wo Nerae), Maya Kitajima (Glass Mask), Benio Hanamura (Haikara-san ga Tōru), Oscar François de Jarjayes (Rose of Versailles), Saki Asamiya (Sukeban Deka), etc. Há, também, um bom número de personagens dos anos 1960, como Sapphire (A Princesa e o Cavaleiro) e Kozue Ayuhara (Attack No. 1). Momoko Sakura (Chibi Maruko-chan) não é surpresa. A heroína de shoujo em melhor colocação é Usagi Tsukino (Sailor Moon), uma série ainda muito popular. Nana e Nodame representam os mangás mais recentes. Parece que as heroínas da década de 1970 foram as mais marcantes, com algumas exceções para séries da década de 1960 e 1980 e a Usagi, claro. Não considero que o shoujo mangá atual seja decepcionante como um todo, muito longe disso, mas é muito triste ver que a protagonista que conseguiu aparecer na lista em melhor colocação já tem 20 anos de estrada. Saindo do shoujo, é muito interessante ver que Minami de Touch continua liderando as listas, provavelmente, com alguma folga. :) E há estranhos no ninho, como a Branca de Neve... Curioso ela estar aqui.

E agora, a lista dos três favoritos por faixa etária. Bem, aqui temos Sailor Moon aparecendo com Usagi e Tuxedo Mask na casa dos 20. Ou seja, é o público que lembra e curte a série. Aí, em seguida só voltamos a ter shoujo na faixa dos 50, com Sally de Mahōtsukai Sally. Já as heroínas da Ghibli aparecem bastante. E tem a Heide, claro! A favorita entre os sexagenários. Curioso é que o anime não é tão velho, é dos anos 1970.


Usei como fonte o ANN, mas só cheguei lá graças ao site Sushi Pop e à amiga Juliana Helena que me deu o toque sobre a pesquisa da Fuji TV. Ela ficou muito feliz em ver duas persoangens de Ace Wo Nerae na lista e eu, também. A Reika Ryuuzaki não é surpresa, mas a Hiromi na lista foi muito legal. :)

GOSTOU?

1 pessoas comentaram:

Alguém viu rastro de Naruto, Bleach e Fairy Tail

Related Posts with Thumbnails