sábado, 7 de julho de 2012

Feliz Aniversário, Dr. Watson!



Eu não fico guardando essas coisas, mas acabei tropeçando na informação. Hoje é aniversário de John Hamish Watson, ou simplesmente Watson, ou John, se for na nova série da BBC. Arthur Conan Doyle, o pai do mais famoso detetive da ficção e seu fiel ajudante, estabeleceu que o bom doutor nasceu em 1852, no dia 7 de julho. Curiosamente, Doyle morreu aos 71 anos em um 7 de julho.


Engraçado é que normalmente a gente não para para pensar - pelo menos eu, não - em quantos atores foram Watson. É bem mais fácil lembrar dos que encarnaram Holmes. Só que tivemos tantos Watson quanto. Nigel Bruce foi o ator que estereotipou a personagem. Para muita gente, até que Jude Law encarnasse a personagem, Watson era o cara gordinho e de raciocínio lento. Nada mais distante do Watson de Doyle. Daí entender a escalação de John Rhys-Davies, ou que o menino Alan Cox tenha sido colocado no papel do Doutor quando adolescente em O Enigma da Pirâmide. Para se ter uma idéia, até Ian Fleming, criador de James Bond foi Watson em um filme. ^____^ Robert Duvall foi um bom Watson e fugindo do estereótipo. e foi um achado descobrir Vitali Solomin, o Watson soviético. Talvez ele somado ao Martin Freeman e ao Jude Law sejam os que mais se aproximam do Watson dos contos em personalidade e aparência. De qualquer forma, uma das coisas boas das últimas produções é serem mais justas com a personagem e tirá-lo da condição de sidekick bobão de um grande gênio.

1 pessoas comentaram:

Happy Birthday, Doctor Watson!

Realmente, essas últimas encarnações finalmente estão fazendo justiça ao doutor. Eu sou uma dessas que só começou a ler os contos e descobrir o Watson original após o filme com o Jude Law (Hotson!~)

Da adaptação soviética, só vi um único episódio - A Casa Vazia. O Watson russo é tão bonitinho. ^^

Related Posts with Thumbnails