segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ore Monogatari! é o grande vencedor do Kono Manga ga Sugoi! 2013



O guia Kono Manga ga Sugoi! (このマンガがすごい!– Este Mangá é Legal!) é publicado pela editora Takarajimasha todos os anos desde 2006 e traz uma lista – feita por professores universitários, mangá-kas, vendedores de livrarias, críticos, jornalistas, etc. – com os melhores mangás femininos e masculinos. Daí, no início eram dois guias separados, agora, sai um Mook único com o Otoko Hen (オトコ編) e o Onna Hen (オンナ編). Procurando aqui no site, descobri que postei o ranking de 2007 (*que saiu em 2006*), 2010, 2011 e 2012. Normalmente, ganha um mangá josei, exceção para Kimi ni Todoke em 2008. E Honey & Clover foi o único bi-campeão com 2006 e 2007. E ainda que este ano tenha vencido Ore Monogatari!, que já se desenha como um possível vencedor de prêmios em 2013, dos vinte títulos, somente cinco são shoujo. 


Eu vi que o Kono Manga ga Sugoi! já tinha saído no Comic Natalie, mas a lista traduzida estava no (*abençoado*) Manga News. Estive olhando e acredito que não sobrou ninguém do ano passado e mangás que já tinham aparecido em rankings anteriores, caso de Ōoku e Tonari no Kaibutsu-kun, voltaram. Eu só acrescentei de informação o nome das autoras. O Manga News tinha dado preferência à editora. Há dois títulos controversos para mim, Utsubora, e comento o motivo no ranking das revistas, já que sai na Comic Erotics F, Mustard Chocolate, que não sei em qual revista é publicado. Pode ser 4koma, aliás, deve ser, mas é incógnita para mim.

1. Ore Monogatari!! de Kazune Kawahara e Aruko (shoujo)
2. Shiki no Zenjitsu de Hozumi (josei)
3. Kyou wa Kaisha Yasumimasu。 de Mari Fujimura (josei)
4. Hibari no Asa de Tomoko Yamashita (josei)
5. Kakukaku Shikajika de Akiko Higashimura (josei)
6. Last Game de Shinobu Amano (shoujo)
7. Sennen Mannen Ringo no Ko de Ai Tanaka (josei)
8. Chihayafuru de Yuki Suetsugu (josei)
9. Kimi ga Kokoro ni Sumitsuita de Kirin Tendou (josei)
10. Ane no Kekkon de Keiko Nishi (josei)
11. Ōoku de Fumi Yoshinaga (shoujo)
12. Tonari no Kaibutsu-kun de Robiko (shoujo)
13. Utsubora de Asumiko Nakamura (josei)
14. Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu de Haruko Kumota (josei)
15. Mustard Chocolate de Tomoko Fuyukawa (josei).
16. Torch Song Ecology de Ryou Ikuemi (josei)
17. Soyo Soyo。 de Sekaiichi Asakura (josei)
18. Hoshikuzu Crybaby de Kana Watanabe (shoujo)
19. Sirius to Mayu de Youko Komori (josei)
20. Nounai Poison Berry de Setona Mizushiro (josei)


O ranking de revistas tem 40% das posições nas mãos da Kodansha. A Betsuma é eleita a melhor revista, afinal, é lá que sai Ore Monogatari! e isso é mais que coerente. Das dez posições, somente três são ocupadas por revistas shoujo e a Melody, casa de Ōoku não aparece. Agora, para mim, o caso complicado é o da Manga Erotics F, que aparece como revista josei. Tanto o Mangaupdates, quanto o Comipedia, não colocam rótulo na revista, nem em nenhum de seus mangás, caso de Utsubora. Suehiro Maruo, um dos astros do mangá gore, já publicou por lá. E, bem, ele não faz shoujo, nem josei. O lema da revista é "Quadrinhos Fantásticos, Doces e Eróticos" e surgiu da junção de duas revistas “defuntas” a Manga Erotics e a Manga F. Ela é josei? É seinen? É mista? Eu não a colocaria em josei. É uma revista para adultos, é a única certeza que tenho sobre esta revista.

1. Betsuma (shoujo – Shûeisha)
2. Cocohana (josei – Shûeisha)
3. Flowers (josei – Shôgakukan)
4. Feel Young (josei –Shôdensha)
5. Lala (shoujo – Hakusensha)
6. Kiss (josei – Kôdansha)
7. Be Love (josei – Kôdansha)
8. Itan (josei – Kôdansha)
9. Dessert (shoujo – Kôdansha)
10. Manga Erotics F (josei – Ohta Shuppan)


Para quem quiser saber a lista de mangás masculinos e revistas para este público, é só visitar o Mangaupdates.

1 pessoas comentaram:

Que bien por Ore monogatari!! Me encanta este manga y ojala sea licenciado :D La verdad no creí diera para tanto este manga, pensé seria solo 1 volumen para ya va para 3 y contando!!

Related Posts with Thumbnails