quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Comentando O Despertar (The Awakening)



Esses dias, assisti uma batelada de filmes em casa. E, bem, meu compromisso em resenhar todos eles está de pé. Resenhas pequenas, espero, mas vou comentar todos: Meu Malvado Favorito, Homens de Preto 3, o novo Homem Aranha e O Despertar. Fora isso, terminei de assistir a 3ª temporada de The Borgias e ler os quatro livros de Parade’s End. Enfim, dêem um tempo e tudo aparece aqui no blog. Mas vamos começar com O Despertar ou The Awakening, outro filme que descobri que fiz bem em não ver no cinema. Vamos lá, resumo da história:

Inglaterra, 1921, Florence Cathcart (Rebecca Hall) é uma cética famosa por desvendar fraudes ligadas ao mundo sobrenatural, expondo falsos fantasmas, médiuns e videntes. Um dia, um estranho, chamado Robert Mallory (Dominic West), aparece em sua porta e diz que foi enviado pelo diretor de uma escola preparatória para meninos em Cumbria para investigar a estranha morte de um dos alunos e a suposta presença de um fantasma na escola. Ele explica que antes que o prédio se tornasse uma escola, um menino morreu na casa e mostra uma seqüência de fotos anuais com os alunos nas quais um espectro de criança aparece repetidamente. Florence resiste, mas acaba aceitando o caso.


Na escola, Florence é recebida por Maud (Imelda Staunton), a governanta, que é sua fã, já leu seu livro várias vezes, e tem total confiança em seu trabalho. A resolução da morte do menino é relativamente fácil, mas a investigadora fica impressionada com a suposta presença de um fantasma na propriedade e prolonga sua estadia mesmo depois de desvendar as circunstâncias da morte do estudante.  Começam as férias escolares e Florence fica na escola junto com Maud, Robert e um garoto, Tom (Isaac Hempstead Wright), cujos pais moram na Índia. A partir daí, a investigação toma rumos inesperados e todas as crenças de Florence são colocadas em teste.

Peguei este filme por causa de Rebecca Hall. Gosto de vê-la atuando, ela fica linda naquele figurino de transição para os loucos anos 20, e ela não decepciona como Florence Cathcart. O problema do filme não é com ela ou com o resto do elenco, mas com o roteiro mesmo. No início, Florence é uma personagem segura de si e que coloca o sua inteligência a serviço da ciência. Há muito de Sherlock Holmes nela, aliás. A primeira seqüência do filme, que seguiu uma explicação sobre as perdas geradas pela I Guerra e a Gripe Espanhola, foi bem impressionante com a investigadora expondo uma fraude na qual falsos médiuns tentavam enganar uma senhora rica. A mulher, no entanto, não fica grata à Florence, pois ela queria, sim, poder falar com sua filha morta.


Parecia que o filme seria sobre isso, como muitas pessoas desejam ser enganadas porque isso é mais confortável do que confrontar a perda de entes queridos e a dor. Até poderia aceitar que a personagem de Rebecca Hall acabasse realmente encontrando com um fantasma de verdade na escola sinistra. Nada tenho contra filmes bons filmes com temática sobrenatural. O problema é que a investigadora, uma mulher cética, inteligente e racional, rapidamente se desmonta emocionalmente ao ser confrontada com os estranhos eventos que acontecem na escola. A partir daí, o filme mais parece aquelas novelas espiritualistas do horário das seis da Globo, do tipo que elimina qualquer possibilidade de explicação fora do campo espiritual.

Sim, o fantasma existe, o problema é a forma obscurantista como a questão da existência desses seres sobrenaturais é colocada na história e a destruição emocional da personagem. Fora, claro, que as reviravoltas do roteiro são bem forçadas e absurdas, um dos exemplos menores é o motivo da culpa da protagonista em relação à morte do noivo. Mas o que mais me incomodou foi não explicarem a origem das lembranças que a protagonista tinha da África, assim como da fajutíssima  cicatriz que ela tinha no corpo. E o final, claro! Não tenho nada contra finais estranhos ou dúbios, ou não seria fã do anime de Utena, mas o roteiro precisa dar suporte para que a dúvida se sustente. Nesse caso, a grande questão é se a protagonista morreu, ou não morreu.


De resto, temos a fofura que é o menino Isaac Hempstead Wright, bonitinho com aquele uniforme parece saído de um mangá como o Coração de Thomas ou Kaze to Ki no Uta. Imelda Staunton, uma das grandes damas da dramaturgia inglesa, está muito bem como estranha governanta, personagem fundamental para a história. Por fim, ainda temos Dominic West desfilando sua beleza rústica pela tela, com direito a cena de nu e tudo mais. Só que isso não é suficiente.  Aliás, há uma boa química entre ele e Hall, fora que boa parte da tensão das duas personagens parecia sugerir que sexo seria o melhor remédio para os dois.  Podem acreditar, não estou sendo reducionista, nem exagerando, não.

Como história o filme é bem fraco, mas é bem sucedido em uma coisa. Boa parte dos homens jovens do filme são traumatizados de guerra. Uma das questões que consegue ser razoavelmente trabalhada são os efeitos da I Guerra sobre a população. Há um professor absolutamente desequilibrado e que tortura os alunos para fazê-los fortes. A personagem de West tenta manter a linha, mas é cheio de tiques que remetem aos anos na trincheira, além de se mutilar em segredo. O zelador da escola é desprezado porque mentiu doença para não ir para o front. E, por fim, Florence Cathcart perdeu o noivo na guerra e nunca conseguiu superar a morte do amado.


Não há muito mais o que dizer. O filme carece de uma trama coerente para conseguir assustar ou pelo menos deixar uma tensão no ar. A paisagem desoladora e a escola ao mesmo tempo claustrofóbica e espaçosa conseguem maior efeito do que o roteiro em si.  Depois de uma abertura muito inspirada, ele erode a personagem principal e a transforma em uma desequilibrada. Cathcart até poderia se deixar abalar e minar, mas tudo foi muito rápido dada a solidez que ela passava no primeiro quarto do filme. Mesmo cumprindo a Bechdel Rule fácil e tendo uma protagonista mulher, O Despertar é bem decepcionante. Recomendado para os fãs de Rebecca Hall e pela boa apresentação que faz dos traumas deixados pela Primeira Grande Guerra. De resto, é um filme esquecível, apesar do selo da BBC.

53 pessoas comentaram:

Quando irá assistir e comentar "Melancolia"?

Olá. Assisti ontem ao filme. Peguei-o já pela metade e confesso que também fiquei na dúvida se ela morreu ou não. Quero rever, desde o início e tentar esclarecer a dúvida.

Assisti o filme dias vezes e em
Ambas gostei muito - me agradou bastante o filme - detesto
Filme de terror tipo pastelão ... Por isso os que colocam em cheque a sanidade das pessoas mais o sobrenatural, me encantam ... Na segunda vez Q vi o final ... Tive quase uma certeza de que ela vive no final . Abraços

Acredito que ela não esteja viva no final, pois como podemos ver, os diretores falam sem se importar com a presença dela - que passa ao lado deles.

Ela morre, depois dos diretores ignorarem ela, ela atravessa as cadeiras !!!!

O filme é fraco, ruim. Também tive a sensação de ver uma novela das seis. O final, horrível. O roteiro é confuso, contraditório e repleto de falhas. Tudo bem, é um filme da BBC, não se pode esperar muito, mas esse me pareceu bem abaixo da média.

Ela tá viva, o diretor estava mandando uma indireta para ela.
Até no final ele pede para Dominic pedir para o taxi esperá-la no final da estrada e diz que volta no próximo sábado já que ele vai dar aula a semana inteira.

Ela não atravessa as cadeiras, é o sobretudo dela. E no final ela pede para o "namorado" pedir para o taxi esperar por ela no final da estrada e diz que vai voltar no sábado, ou seja, ela vai embora pra cidade e volta no final de semana, fora que várias crianças a veem

Eu acho que ela morreu!
1 ponto o diretor não vê ela.
2 logo em seguida o "namorado" fala um trocadilho- posse sentir você!
3 O garoto ruivo é um menino solitário por isso consegue vê ela! Pq ele também começou vê o Tom.
4 Ela fala "Olá" para grupo de pessoas e ninguém nem olha no final do filme!

Então acho que ela morreu!

Mas ela fala que o diretor nem a viu passar e estava falandi dela... dúvida eterna....

Duvida cruel, se alguém descobrir se
ela norreu ou não, mandem msm...pq também naum entendi kkkk

Bom eu não gostei foi da análise que fizeram do filme! Creio que os filmes são entendidos pela bagagem pessoal de cada um, gosto de assistir filmes para alguns embasamentos terapêuticos e o título me levou a curiosidade. Bom até um certo ponto eu estava pensando em estar lidando somente com o sobrenatural, creio que foi uma proposta para chegar até o ponto principal os traumas psicológicos de infância Florence Cathcart, na análise não foi comentado sobre o casarão que foi a casa de Florence, a governanta teve o filho bastardo o pequeno Tom, que morreu sendo atingido pelo pai, quando o mesmo queria matar Florence já que ele não gostava dela por ser menina e naquela época o machismo e o patriarcado eram mais fortes, pois o homem tinha o poder de liderança. O pai de Florence era cruel, provavelmente violentou a governanta tendo um filho com ela, a mãe de Florença que fora assassinada pelo marido chamou o pequeno de bastardo, logo fiz suposições. Subtende que a governanta que cuidava também de Florence, pois era governanta na casa dela, armou tudo para que ela viesse para o internato alegando que não acreditava em "espíritos" porém o tempo todo ela via o pequeno Tom que fora seu filho assassinado na casa e de certa forma queria "ajuda-la" e ajudar a alma de Tom que sempre se sentiu sozinho. De fato Maud queria fazer Florence se lembrar do que ocorreu no passado com a ajuda de Tom(o espírito). Penso que o tempo todo o Autor do filme está fazendo uma alusão com o espiritismo para acessar o inconsciente de Florence, mesclando realidade com sobrenaturalidade, ao se atacada pelo zelado do internato é gerado um choque, ela consegue voltar correndo para o internato e ao encontrar Robert diz a ele pra poder não contar pro Tom pois ele já está assustado. É onde ela reage ao ceticismo dela e vai direto para um compartimento da casa onde o encontra e onde está a maquete/casa de bonecas que parece uma replica da casa, ele o ajuda a relembrar dizendo que ela que ela precisa olhar, precisa relembrar e grita com ele, querendo fugir da sua realidade esquecida, mas ao olhar novamente vem toda a lembrança da "criança ferida" que foram e aí e aquele monte de desenrolar de cenas que foram reais, que é a historia de Florence provavelmente aos 9 aos 10 anos e de Tom com uma idade próxima ao meu ver. Florence(ego protetor) criou uma história imaginaria com o ataque do leão, a cicatriz no ombro são os estilhaços da bala que matou Tom. Nossa ego uso esse recurso realmente para esquecer histórias traumáticas. No caso de Florence para esquecer o assassinato da mãe do Tom e o suicídio do pai.Na realidade o filme o tempo todo está fazendo alusão ao nossos fantasmas internos, nossas culpas, nossos medos, e nossas "vergonhas"...Ha o fato de Florence ter sentido culpa pela morte do noivo e que ela terminou com ele, pelo fato provavelmente do medo de perde-lo, ela fala sobre isso no filme, isso tem haver com o trauma das perdas e ela ser levado pra adoção!...O fim, a governanta se envenenou e envenenou Florence para que ficassem os três juntos, porém Tom a salvou, trazendo um remédio que ele deu para que ela vomitasse! Pra mim o filme foi excelente e muito claro! Recomento vcs assistirem novamente com um novo olhar, com um olhar desperto!

Excelente comentário, Fabiana Juvencio, também não gostei da análise feita aqui no blog, muito superficial, profundidade só no natural desgosto do resenhista em relação ao filme. Na crítica ao desmonte emocional da personagem faltou ligar esse desmonte (bem natural, eu diria) à história de Florence e do casarão em que viveu,bem como aos episódios que ela vivenciou na infância, e posteriormente ao perder o noivo. Gostei muito do filme, assisti duas vezes: na primeira vez, acreditei que ela tivesse sobrevivido ao veneno; na segunda, estou mais tentada a creditar que ela morreu, mesmo tendo tomado o remédio para vomitar, talvez não tenha chegado a tempo. Mas confesso, ainda tenho dúvidas quanto ao final. Recomendo.

Exatamente o que pensei.Acho q ficou na cara q ela morreu.
Na segunda vez q vi o filme, achei q ela tivesse morta desde q caiu na água. E o veneno foi só pra ela se aceitar q ja estivesse morta .

Adorei...nao sei até hj se morreu ou nao..

Tb nao sei...mas GOSTEI muito do filme

Isso! Observei exatamente esses pontos que vc falou e acredito 99% de que morreu sim.

Fabiana, gostei muito e concordo com seu comentário. Sobre as críticas, acredito que as pessoas que assistiram ao filme escolhendo-o pela classificação "terror", logicamente se decepcionaram. Eu o escolhi, também curiosamente instigada pelo título e não me decepcionei. Descobre-se que, a personagem que vivia atormentada e angustiada, sofria na verdade de amnésia provocada por um trauma vivenciado na infância. A certa autura da vida, teve a chance de recordar e desvendar não só o mistério e o fantasma que assolava o tal colégio, mas também, o misterio e o seus proprios fantasmas. Pôde dar sentido e preencher uma grande lacuna da sua vida. Verdadeira elaboração. Amei e recomendo o filme!

Fabiana, concordo completamente com o seu comentário.
É sobre a polêmica do desfecho, acredito que ela estava viva, pq o diretor só fala sobre o "incidente" com a Maud (governanta), e fala que a "Florence" "também não ajudou muito (piadinha machista)" O Robert diz que "sabe que ela tá ali" pq ela para atrás dele é "se esconde", tipo quando tapamos os olhos de alguém. Ela pega o cigarro dele (estranho espírito fumar RS), fala com o ruivinho pra ficarmos na dúvida e pede o bendito táxi (hello! Não tem táxi no além) e diz que voltou no próximo sábado, se ela tivesse morrido, segundo a lógica do filme, ela não sairia dá casa (se não o Tom iria atrás dela, certo?) e por fim fala que não é pq eles não vêem mais (fantasmas) que eles não se esquecerão deles, pq o Robert provavelmente também se livrou da culpa e parou de ver seus colegas mortos.
Assisti o filme duas vezes, mas vi o final umas 4, então espero ter observado tudo direitinho. Adorei esse filme. :)

Fabiana, excelente comentário! Esse filme vai além da classificação "terror". Ela tem que ser vista com um olhar que atravessa do óbvio. Só não escreverei toda a análise pq as meninas aqui em cima já fizeram isso! Bem resumido! Ótimo filme! Super recomendo!

Eu sinceramente adorei o filme, e não tive dúvidas de que Florence morreu no final.... Porém, um comentário me deixou intrigada. Ela morreu afogada, e depois rolou essa do veneno pra ela aceitar a morte, ou ela realmente morreu envenenada? Estou agoniada. rsrs

Gente, em relação a morte de Florence não tive dúvida alguma. Ela morreu... Porém, teve um comentário que me deixou intrigada... Ela morreu afogada e depois rolou o envenenamento pra "disfarçar" e ela aceitar a morte, ou ela realmente morreu envenenada? Sem contar que, numa parte do filme, o Robert entra no quarto dele, e da pra ouvir ele dizendo: ela está lá embaixo. Provavelmente ele se referia a Florence... Mas com quem ele estava falando? E por que depois que ele disse que ela estava lá embaixo, aconteceu alguns fenômenos sobrenaturais com ela?

Ela não morreu e até disse que escreveria um novo livro, na cena final.

O que eu não entendi, é
que no começo do filme,ela tinha uma mãe, depois é mostrado no filme que o pai dela matou a mãe dela, não entendi.

Ela não sabia que estava morta, como em "os outros" e o "sexto sentido". Ela acredita estar viva, mas o namorado dela sabe. Queria que ela estivesse viva e vou tentar acreditar nisso, mas tudo leva a crer que ela morreu. Mas como o fim é nosso...

Eu achei q esclareceria minhas dúvidas aqui, mas só fizeram aumentar...rs. Fabiana, acho q sua tese é mais verossímel e considere a possibilidade de passar a resenhar filmes e séries.

Eu assisti o filme 2 vezes e estou convencida que a Florence nao morreu.

Florence morreu com certeza. No ebtanto: nso6aceita sua condição. Ela retorna ao orfanato para poder compreender sua morte o q na reakifade6nwo acontece. Assim como no filme "Os outros", Florence é uma alma q se recusa a deixa seu plano, pois ainda não resolveu todos os problemas aqui. No final do filme qdo diz q irá voltar acredito q o autor quis nos dizer q ela ainda está presa nesse plano. Talvez a governante também estivesse morta e somente Robert estaria vivo. O garoto q vê Florence pode ser um vidente e Robert é o responsável por zelar pelo internos. Enfim, amei esse filme. Adoro Rebecca Hall.

Para aqueles que não entenderam o final, e acham que Florence morreu.
1:38:00 Robert grita para o Tom ajudar Florence
1:38:09 Tom pega " ZINC SULPHATE(sulfato de zinco)" que era a substância que robert estava procurando para fazer Florence vomitar.
OBS: Antes desse fato acontecer, Florence diz que ainda não pode morrer, e tom mesmo triste entende, por isso da o " ZINC SUPLHATO(sulfato de zinco) a Florence. A hipervitaminose de zinco causa vomito frequentes, se tomar muita quantidade de uma só vez o mesmo deve acontecer, já que aquele frasco parecia ser o mineral concentrado.
1:38:11 Florence toma o sulfato de zinco e vomita, logo ela não absorveu o veneno em si.
OBS 2: Os mineirais são absorvidos no intestino delgado, ficar deitado como ela ficou, só piora o processo de absorção.
Sobre os outros detalhes, ela não atravessa as cadeiras, o parry a viu, no final ela da oi, o mlk olha para trás e diz " ola ", e seria estranho você dar oi para quem não pode te escutar HSUSHSAUUA
Resumo: Ela está viva.

Bom meus caraos ela não maorreu, pois tomou a medicação para causar o vomito, nao atravessou as cadeiras e se ninguem percebeu assim que ela passa pela porta da entrada faz sombra no porteiro, depois passa pelo o diretor fazendo sombra novamente e assim qie escuta o comentário machista do diretor ela olha para trás, depois pega o cigarro da mão do namorado dela, logigico passa fala com o garoto ruivo logo apos pede ao namorado para chamar o motorista e logo no final fala olá para as pessos que estavam paradas na entrada. "ela nao morreu"

alias esqueci de mencionar ela diz que vai escrever um novo livro e diz que só porque nao ve fantamas nao significa que irá esquecer deles.

Em certo momento Robert diz, somos só nós três aqui, quando ele sai atrás de Judd. Sendo que eram 4. Robert, Maud, Florence e Judd. Isso me intrigou. Mas quem matou Judd se Florence já estaria morta?

Tenho o mesmo pensamento de vcs.

Decepcionada com a reviravolta!

Mas se o tom é um fantasma, como ele pode ter dado o remédio a ela?

Adorei o filme maravilhoso nhã opinião e a mesma da Fabiana.

Fabiana, sim fez uma boa análise do filme. É eu o adorei, não foi decepcionante em nenhum momento.

Gente do céu. Kkkkk Kkkk ela viveu, morreu, acho que ficou um pouco vago. Por instantes ao ver o remédio,que o tom deu a ela achei que ela estava viva. Muita psicólogia nesse filme,mas o final ficou duvidoso. Ela passou ninguém viu, depois ele fala com o menino e não aparece ela somente ele. Bom na minha imaginação ela está viva. Se o autor quis passar sobre seus traumas e tal.mas deixou vago o desfecho.

Ela morreu sim gente, no final o Tom fala pra ela "você está morrendo, vou ficar aqui com você.."
e Ela diz "agora eu posso te sentir" ou seja, ela realmente está morrendo, porque está sentindo o tom e antes ela não sentia, só via ele.
(mesmo ela tomando o remédio pra vomitar, acho que não é o suficiente, acaba morrendo mesmo).

Estão todos mortos então? Esrou confusa rs

Eu tenho, do filme, uma perspectiva muito diferente da que li até agora, porque ninguem menciona o principal e só se questionam se ela está viva ou se virou fantasma. SPOILER: Vou começar pelo fim do filme que é, realmente, o princípio de tudo. Não vou poder dizer tudo, porque isto é apenas um comentário. Por isso, como fazia na Universidade, vou por tópicos. Aquele internato era a sua casa, Maud era a governanta que tinha um filho que foi morto pelo pai dela, e que era o tal fantasma que assombrava as restantes crianças! Ali, na sua antiga residencia, agora internato, vivos coabitam com os mortos. Alguns vivos vêem fantasmas, outros não. O Tom, o amigo de infância, sente-se só e como sabe que uma dessas crianças pode o ver, tenta brincar com ela mas esta morre assustada, porque a brincadeira foi longe demais. A fantasma Maud, que pode ser vista por um professor, o Robert, pede para este levar até lá a protagonista com esperança que ela "despertasse" e reconhecesse a sua casa,onde o pai mata a mãe dela e o Tom. Mas é preciso alguns sustos para ela despertar e se lembrar de tudo. No fundo, embora não desse a entender, ela estava à prucura de uma evidência de que fantasmas existem porque ela se sente só, todos os que ela amava tinham morrido, e ela queria estar com os mortos. E sim, ela consegue interagir com os mortos e radiante tb se torna num fantasma pois é morta por Maud. Só que, tal como Tom, ela pode interagir tanto com os vivos como com os mortos, pois como ela diz no filme [o filme dá mts pistas], só basta querer. E quando Robert diz "porque razão as pessoas estão de olhos fechados e preferem nao ver", ele se refere a ela. A sua mente, durante toda a vida, lhe escondeu quem ela foi, o que lhe aconteceu, e porque razão ela desmascarava charlatães, quando na verdade ela queria que esse intercâmbio fosse verdadeiro. Muito havia a falar, principalmente sob as mensagens subliminares acerca dessa geração pós guerra perdida e enlutada, pelos que morreram na primeira guerra mundial, e que de tão vazia, só quera encher-se de paz com a visão dos mortos que amaram. Quanto ao final, ela morreu sim, mas só era vista por quem ela queria e por Robert que tb conseguia ver os amigos que foram mortos ne front. O despertar aconteceu no momento em que ela, ao morrer, alcançou o que sempre procurou. Um filme belo, onde vivos e mortos coabitam no mesmo mundo de solidão, amor e de mt esperança.

O meu comentário foi banido? Nao o encontro.

Não estou on line o tempo inteiro. O blog não é meu ganha pão. Aprovo os comentários após análise, assim que tenho a oportunidade. E, sim, tenho o direito de recusá-los, quando acredito que eles não se adequam aos objetivos do site. Seu comentário/análise foi disponibilizado junto com este aqui.

É Junho de 2021 e ainda não sei se ela morreu rs

Na minha opinião está morta, a questão dela falar em escrever o livro , ele até pede perdão a Deus por isso, quanto ao taxi ninguém viu ela saindo da escola.

Tanto faz se ela morreu ou nao. O filme mostra a convivencia entre os viventes nos dois planos. Há alguns entre que vêem os mortos. Eles estão tão vivos como nós.

Está viva nos braços do amado

Para mim fica a dúvida doída se ela sobreviveu para ser feliz com o.amado enquanto atravessa as salas mas lá fora fica claro que está viva e é um alívio para a audiência

Concordo totalmente, não morreu e ficou claro isso

👏👏👏👏👏 melhor comentário de todos. Só não consegui ver a Maud como um fantasma.

Pelo diálogo do diretor e outro personagem que mencionam a Maud e Florence, ela não era um fantasma, até pq ela envenenou Florence.

Related Posts with Thumbnails