sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Disney deve fazer filme sobre menina Africana jogadora de Xadrez



A jovem Phiona Mutesi não sabe quantos anos tem, se 15 ou 16 anos. Ela nasceu em Katwe, Uganda, em um bairro miserável. Perdeu o pai aos 3 anos de idade por causa do HIV e era analfabeta quando, aos nove anos de idade, conheceu o ex-jogador e professor de xadrez Robert Katende. Em uma missão, Katende dava aulas de xadrez para crianças, que recebiam também refeições. Katende percebeu que Phiona, que nunca tinha visto uma peça de xadrez, era uma jogadora nata. A menina aprendeu o jogo e superou o professor, que fez o que pode para abrir-lhe portas. Em 2010, a adolescente foi selecionada para representar o Uganda na 40ª edição das Olimpíadas Femininas de Xadrez, na Rússia. Phiona tornou-se também, a mais jovem vencedora do Campeonato de Xadrez africano. O jornalista americano Tim Crothers escreveu um artigo sobre ela para a ESPN com o título de “Game of her Life” em 2011, graças a isso, a Disney se interessou por sua história e ela pode virar filme.


O xadrez deu para Phiona a possibilidade de ir para a escola. Aprender a ler era um de seus sonhos. Agora, ela quer ir além e sonha em ser médica. Não sei se o filme sai, e agradeço ao Hunter por me passar o link, mas espero que Phiona continue jogando e estudando, e que sirva de modelo para outros jovens como ela.

4 pessoas comentaram:

Acho extremamente elegante (rs...) qdo uma criança que cresceu nessas condições,ainda mais uma criança africana (pois o paradigma é de que "eles não tem capacidade para nada, que dirá uma menina"),dá um show desses...é a prova cabal de que nem sempre é o ambiente que faz a pessoa. Adoro isso...e se a Disney levar a cabo esse projeto, vai ser a cereja do bolo.Imagine quantas menininhas negras, não muito acostumadas a se verem representadas no "mainstream", serão inspiradas por isso... :D

Que máximo! O tipo de história que eu adoraria ver no cinema.

Não sei se consigo acreditar que a Disney vai mesmo fazer esse filme, mas vou ficar na torcida!

Que atriz negra mirim poderia interpretá-la? Ou será que eles vão adaptar tanto a história que nem será uma menina negra... ou, ainda, será que haverá o filme? Se houver, e for realista, ainda que mais ameno para crianças, será inspirador.

Estou assistindo mo momento através da Rede Globo "A Rainha de Katwe...
Esplêndido filme! Super recomendo!

Related Posts with Thumbnails