sábado, 11 de maio de 2013

42º Prêmio da Associação dos Cartunistas Japoneses


O ANN publicou uma nota sobre os vencedores do último Japan Cartoonist Awards.  Eu procurei aqui no blog e acho que nunca publiquei os premiados antes... É até ridículo isso, porque o prêmio para o conjunto da obra do ano passado foi para Takemiya Keiko.  Enfim, vacilo meu.  Este ano parece que as séries escolhidas foram bem adultas, com temáticas pesadas até.  Ano passado, o vencedor foi One Piece (ワンピース).  De qualquer forma, os vencedores foram:

GRAND PRIZE – Shizukanaru Don  (静かなるドン) de Tatsuo Nitta: série de yakuza, ao que parece, começou em 1988 e terminou este ano.

AWARD OF EXCELLENCE (empate) – Mamagoto (ママゴト), de Hiroko Matsuda: série sobre uma mulher de passado problemático que acaba ficando a guarda de um menino.  É uma dramédia e fechou com três volumes.  Tem tudo para virar dorama.  O outro vencedor foi Pekorosu no Haha ni Ai ni Iku (ペコロスの母に会いに行く), de  Yūichi Okano.  Trata-se de uma série 4koma (tirinhas) autobiográfica sobre um artista que vai visitar a mãe que sofre de Alzheimer.  Tem somente um volume e o filme estréia no final deste ano.

AWARD OF SPECIAL RECOGNITION – Kyou mo Ii Tenki  (今日もいい天気), de Osamu Yamamoto.  O manga que conta a história de várias pessoas que tiveram suas vidas destruídas por uma tragédia nuclear.


O Prêmio do Ministério da Educação, que eu acho que é o LITERARY GIANT AWARD, foi para Hiroshi Hirata  pelo conjunto da sua obra.  Seu trabalho mais lembrado é a série Satsuma Gishiden (薩摩義士伝).  As imagens do post são todas dele.

A entrega do prêmio sera no dia 21 de junho, o Hotel Imperial.  todos os premiados são mangás seinen. O presidente do comitê julgador este ano foi Tetsuya Chiba, autor de Ashita no Joe (あしたのジョー).

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails