quinta-feira, 13 de junho de 2013

Isto é Lá Com Santo Antônio... Não esqueçamos que estamos no Brasil!


Ontem, eu não tive condição de publicar nada no blog.  Tive atividades durante a manhã, a tarde e a noite.  Quando cheguei em casa, estava um trapo.  Resultado?  Fui dormir.  Então, não vou publicar nada com data de ontem. Fica o buraco.  Pelo menos, as atividades se normalizaram, apesar de continuar com uma carga de trabalho grande, fora os tais “cuidados com a gravidez”... Academia, exames, consultas, essas coisas... 

Agora, ontem, algo que me deixou muito pau da vida – e nada tem a ver com shoujo ou cultura pop em geral, eu acredito, foi estar ouvindo a Band News FM e o apresentador ter anunciado que 12 de junho é dia dos namorados no Brasil, Dia de São Valentim.  E lá foi ele contar a vida do santo que é, sim, padroeiro dos apaixonados no mundo inteiro, menos, no Brasil!  O dia de São Valentim é 12 de fevereiro, já passou! E há posts sobre a data no Japão aqui no blog (*1-2*).  Nós, brasileiros, comemoramos a data na véspera do Dia de Santo Antônio de Pádua e de Lisboa.


Antônio, o segundo santo franciscano mais importante, foi, durante muito tempo, o santo mais popular do Brasil. E são conhecidas as simpatias para arrumar marido que incluem, sempre, alguma tortura imposta a imagem do santo.  Até o site japonês de fanarts e artistas pixiv, lembrou que a data é dia dos namorados em nosso país e publicou no Facebook um álbum de belas imagens de enamorados para marcar o dia.  Veja que graça?  E um comunicador, em uma das rádios mais importantes do Brasil, me comete essa gafe que só mostra o quanto ele é aculturado.  Nada mau para o comércio comemorar as duas datas e vender mais.  O problema é esquecermos das nossas especificidades históricas e culturais.

Aliás, o primeiro Dia dos Namorados foi comemorada no Brasil em 1953, impulsionada pelos comerciantes paulistas.  Agora, como a maioria dos santos católicos, Antônio é polivalente, pois é padroeiro dos amputados, dos animais, dos estéreis, dos barqueiros, dos velhos, das grávidas, dos pescadores, agricultores, viajantes e marinheiros; dos cavalos e burros; dos pobres e dos oprimidos; é padroeiro de Portugal, e é invocado para achar-se coisas perdidas, para conceber-se filhos, para evitar naufrágios, e para conseguir casamento (*claro*).  Vejam um dos motivos da popularidade do santo.  E, sim!  Hoje é dia de festa em muitos lugares do país.  Aliás, não somente hoje, mas durante todo o mês de junho.


E termino deixando uma engraçadíssima marchinha de carnaval de Lamartine Babo “Isto é Lá Com Santo Antônio”, na qual uma moça, desesperada, pede aos santos “errados” a bênção de conseguir um marido.  Videozinho aí embaixo.  Espero conseguir postar mais coisas ainda hoje, porque há muita notícia atrasada.

3 pessoas comentaram:

Muito bom o texto! E eu amei as imagens com casais HT e Gay. Muito fofo!

Bem, como portuguesa que sou nunca entendi porque o Brasil festeja o dia dos namorados no dia 12/06 quando é em Fevereiro. Pensei que isso acontecia como no Japão, mas os japoneses são um quanto especiais quanto ao amor se refere. (Acho) eles têm 3 formas de dizer 'amo-te' e embora tenham o mesmo significado, a profundidade varia para quem se diz. Acho que a mais profunda é koishiteru e essa só se diz para pouquíssimas pessoas.

Mas bem, ouvi dizer que eles tem o dia dos solteiros, para compensa aqueles que não receberam chocolate (prendas?) no dia branco. Mas é um pouco complicado porque eles têm regras para tudo. (Tenho de estudar mais a cultura japonesa!)

É interessante a maneira como eles celebram o dia dos namorados. Eles pensaram em tudo. Aqui também podia haver o Dia dos Solteiros ne? 8D

Adorei o post. E não te irrites com a ignorância de algumas pessoas. Se não aprenderam até agora, não vai agora que vão começar a fazê-lo. xP

Beijokas

OBS: O comentário ficou enorme. T_T

Também puxei a orelhinha de uma colega que postou no Face uma imagem romântica e escreveu que era 'Valentine's Day'. Expliquei a ela essa coisa toda dos santos padroeiros e que São Valentin se comemora dia 14 de fevereiro e portanto não é a mesma coisa. Bem, uma adolescente confundir as datas ainda vá lá, mas o locutor da rádio é de doer!

Related Posts with Thumbnails