sábado, 6 de julho de 2013

Um terço dos japoneses rejeita o casamento



Uma pesquisa foi feita recentemente no Japão pela revista Joshi Spa! com uma grande amostragem de pessoas, 37610, e detectou uma aversão dos japoneses, em especial os mais jovens, pelo casamento.  Segundo os resultados obtidos pela pesquisa, 33,5% dos japoneses não vê mérito (*ganho*) no matrimônio.  E citando o IPC Digital: “Qual é setor o mais relutante em se casar? As pessoas de 30-39 anos, cerca de 40,5% das pessoas nessa faixa etária rejeitam o casamento. Nesta idade registra a menor vontade de se casar. Por vinte e poucos anos, a proporção é de 39,1%, enquanto no japonês de 40-49 anos fica em 35,9%.”  A tabela de rejeição é a seguinte:

・Adolescentes: 38.0%
・20 anos: 39.1%
・30 anos: 40.5%
・40 anos: 35.9%
・50 anos: 27.2%
・60 anos: 19.7%
・70 anos: 14.3%
・80 anos: 15.3%

Alguns comentários da revista apontavam motivos levantados pelos entrevistados: não gostam de crianças, querem liberdade para gastar seu dinheiro com o que desejam, que a função do casamento é somente manter as aparências sociais, que todas as pessoas que conhece estão se divorciando ou só falam dos amantes, etc.  Outros apontaram que a única coisa boa em seu casamento são os filhos.  Um homem afirmou que estar casado é como alimentar um parasita... Do jeito que está, realmente não tem como a natalidade no Japão subir... 


A pesquisa em si é interessante, separar por faixas etárias é muito útil, pois mostra qual grupo é mais avesso ao casamento.  Agora, seria interessante se separassem por sexo.  Quem menos quer casar?  Homens ou mulheres?  Também não consegui descobrir, mesmo abrindo outros sites, a quem se destina essa revista Joshi Spa!  Esse fator é outro que ajudaria muito a pensar em cima dos resultados.  De qualquer forma, algumas respostas apontam para uma grande incapacidade de manter um relacionamento afetivo estável com alguém, imaturidade e egoísmo.  Ninguém precisa casar, mesmo com as muitas pressões sociais para isso, e se o fizer não precisa ter filhos e assim por diante.  E mais, casamento não é forma, vale aqui, vale no Japão.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails