quinta-feira, 1 de maio de 2014

Quais são os 20 Mangás mais populares de todos os tempos?


O Rocket News 24 traduziu um ranking feito por um site japonês com os 20 mangás mais populares de todos os tempos.  O critério é bem matemático: tiragem.  Contaram para aparecer nos ranking as republicações, o número de volumes e o tempo em publicação.  Daí, não temos nenhum shoujo mangá entre os vinte.  Nem Hanadan, que tem, sim, um número respeitável de volumes e várias edições, entrou.  Paciência.  De qualquer forma, vale publicar a lista:

20/19. Sangokushi (三国志), Rurouni Kenshin (るろうに剣心) -> Ambos venderam 70 milhões de cópias até o momento.
18. BLEACH -> Vendeu 74,6 milhões de cópias até o momento.
17. Hajime no Ippo (はじめの一歩) -> Publicado sem interrupção desde 1989, vendeu 75,5 milhões de cópias até o momento.
16. Captain Tsubasa (キャプテン翼) -> 80 milhões de cópias até o momento.  
15. Sazae-san (サザエさん) -> Lançada em jornal em 1946, seus encadernados venderam 86 milhões de cópias até hoje.
14. Kindaichi Case Files (金田一少年の事件簿) -> 90 milhões de cópias, mas acho que estão juntando todas as séries de Kindaichi... Se fosse só a original... 
13/12/11/10. Fist of the North Star (北斗の拳), Touch (タッチ), Astro Boy (鉄腕アトム), Doraemon (ドラえもん) -> 100 milhões e cópias cada.  
9. Slam Dunk -> Uma das séries de mangá mais populares entre todos os segmentos da população, vendeu, até hoje, 119 milhões de cópias.
8. Oishinbo (美味しんぼ) -> Mangá Gourmet, vendeu 130 milhões até hoje.
7. Naruto -> 135 milhões até o momento.
6. Detective Conan (名探偵コナン) -> Com longa carreira na revista Shounen Sunday, vendeu 140 milhões até a presente data.
5. Kochira Katsushika-ku Kameari Kōen-mae Hashutsujo (こちら葛飾区亀有公園前派出所) -> Publicado desde o início dos anos 1970, com quase 200 volumes, vendeu 155,3 milhões de cópias.
4. Dragon Ball (ドラゴンボール) -> 157 milhões de cópias e contando.
3. Black Jack (ブラック・ジャック) -> Tezuka aparece outra vez, vendeu até hoje 176 milhões de exemplares.
2. Golgo 13 (ゴルゴ13) -> Na Estrada desde 1968, bateu os 200 milhões de cópias.
1. One Piece -> Rompeu a barreira dos 300 milhões.  Primeiro lugar que para tirar dará muito, mas muito trabalho mesmo.  A tiragem de um volume de One Piece hoje não é menor que 3 milhões de exemplares.

3 pessoas comentaram:

Quanto mais eu leio sobre o sucesso de One Piece, mais confuso eu fico. Eu realmente não me interesso nem um pouco pela série. Tentei comprar no início da republicação pela Panini, mas não passei do 2o volume.
Meu gosto pra manga realmente não parece ser muito comum.

Apesar dos resultados super coerentes eu fico triste poir não nem um único shoujo na lista.

Ps: Maurício você não é o únic@ que fica confus@ com o tamanho sucesso de One Piece. Li até cerca do volume 20 e poucos, começou uma das que dizem serem as sagas mais chatinhas do mangá e não me animei a continuar. Tinham partes muito legais sim, mas nada que justificasse para mim o estrondoso sucesso que o mangá faz. Pelo que eu sei a história gira em torno de saga atrás de saga e não há previsão de término tão cedo. Se por um lado não é meu mangá favorito fico feliz por que ele mostra o tamanho da paixão e mobilização que um mangá pode ter.

Related Posts with Thumbnails