segunda-feira, 13 de julho de 2015

A Princesa e o Cavaleiro ganha reedição especialíssima no Japão

O Comic Natalie noticiou que uma nova edição de A Princesa e o Cavaleiro, ou Ribon no Kishi (リボンの騎士), está disponível no Japão.  Além da versão original, a primeira edição da revista Shojo Club (1953-56), está incluído comparativos entre o que foi publicado na revista Nakayoshi (1963-66), além da seqüência sobre o casal de filhos gêmeos de Safiri, Futago no Kishi (双子の騎士) de 1958, ilustrações especiais e um encarte com ensaios e outros extras de Osamu Tezuka.  


Os especialistas em shoujo mangá e em Osamu Tezuka normalmente apontam que a primeira edição da Princesa e o Cavaleiro trazia as inovações do mestre que revolucionaram o mangá em geral, mas careciam da estética shoujo que já estava sendo desenvolvida por outros autores e autoras, gente que dialogava melhor com a arte das revistas ilustradas femininas que dominavam o mercado até o final da II Guerra e o final da década de 1940.   Por conta disso, o segundo Ribon no Kishi é mais lembrado e serviu de modelo para a animação que circulou pelo mundo inteiro.  



Enfim, para colecionadores, mas só deve valer a pena integralmente se você lê japonês.  Para quem não lembra, A Princesa e o Caveleiro foi publicado no Brasil pela JBC.  Para quem lê inglês, esta página é uma das melhores sobre a obra de Osamu Tezuka.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails