quarta-feira, 15 de julho de 2015

O Conto da Princesa Kaguya estréia em alguns cinemas amanhã


O Conto da Princesa Kaguya (かぐや姫の物語/Kaguya-hime no Monogatari), anime do Estúdio Ghibli dirigido por Isao Takahata, estréia em circuito limitado aqui no Brasil.  Aqui, em Brasília, por exemplo, não haverá exibição.  O filme, que foi elogiado e indicado à vários prêmios no Ocidente, como o Annie Awards, Cannes e o Oscar, e se baseia em uma lenda folclórica japonesa sobre uma menina encontrada dentro de um bambu.  Seus pais adotivos a vêem como uma dádiva dos deuses e terminam se mudando para a capital (Kyoto), quando a menina cresce.  Lá, tendo sua origem divina reconhecida (*ela veio da Lua*), ela é cortejada por vários nobres e lhe é imposto um estilo de vida restritivo que a entristece e faz com que ela deseje retornar à vida simples de sua infância.     

2 pessoas comentaram:

Esse filme é mto bonito e conseguiu ambientar bem o contexto da lenda e a cultura japonesa. Infelizmente não ganhou o Oscar, mas o Oscar é um prêmio q não dar para botar mto fé nos critérios em termos d filmes q não sejam americanos... ¬¬

Espero conseguir vê-lo pelo menos na TV, de alguma forma. O lançamento foi bem restrito. Também não vi ainda Vidas ao Vento, então estou meio atrasado com o Ghibli.

Related Posts with Thumbnails