quarta-feira, 8 de julho de 2015

Para quem quiser ler mangá Harlequin


Já tinha comentado aqui eque no dia 10 de julho Chiho Saito lança mais um Harlequin Mangá, Aoi Akuma no Serenade (青い悪魔のセレナーデ).   Ela postou um link para a livraria onde acontecerá a sessão de autógrafos, e que tinha este doodle, lá no Twitter.  OK, não há ninguém traduzindo os Harlequin da Chiho Saito ainda, mas uma colega postou o link para um grupo de fãs que já traduziu vários.

Mangá Harlequin, para quem não sabe, são adaptações dos romances de banca de jornal, aqueles para quem torce muito o nariz, mas que são sucesso há gerações.  No Japão, a editora Ohzora tem várias antologias que só publicam isso e, eventualmente, gente muito famosa, como Chiho Saito ou Riyoko Ikeda, publicam os seus.  Fora antigas mangá-kas que, agora, só publicam Harlequin e adaptações literárias, como Chieko Hara e Youko Hanabusa.  Esta última, inclusive, adaptou Ema de Jane Austen para mangá.  Aliás, todas as adaptações de Jane Austen foram publicadas em antologias da Ohzora.


De resto, a maioria dos mangás Harlequin tem somente um volume, no máximo dois.  Publiquei matéria sobre esses mangás na revista Neo Tokyo (aqui) e já fiz vários posts aqui no blog (*Exemplos: 1*2*3*4*).  Quer ler mangá Harlequin?  O site do grupo é este aqui.  

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails