domingo, 2 de agosto de 2015

Encontro com Trinna Robins na Gibiteca Henfil


Já havia comentado que a historiadora feminista norte americana Trina Robins viria ao Brasil para a 3as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos que ocorrerão na USP este mês, pois bem, haverá um evento com ela na Gibiteca Henfil.  São vagas limitadas e o encontro é fruto de uma parceria entre a ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial) e o CCSP (Centro Cultural São Paulo, órgão da Prefeitura de São Paulo).  Segue o informe.  Estão abertas as inscrições.
No dia 19 de agosto, uma quarta feita, das 10:30 às 12:30 acontecerá um encontro inédito no Brasil: a quadrinista e historiadora dos quadrinhos Trina Robbins estará na Gibiteca Henfil recebendo interessados e convidados para falar sobre mulheres nos quadrinhos.
Será um encontro intimista com convidados que se interessam pelos trabalhos de Trina Robbins na área dos quadrinhos e, também, pelo seu engajamento nos trabalhos realizados pelas mulheres no universo das HQ’s.
Trina Robbins, para quem não conhece é desenhista premiada, com uma longa carreira promovendo o trabalho das mulheres nos quadrinhos, criou o visual de Vampirella e foi a artista da minissérie The Legend of Wonder Woman. É autora dos livros Women and the Comics, A Century of Women Cartoonists, The Great Women Superheroes, entre outros.
O encontro é resultado de uma parceria entre a ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial) e o CCSP (Centro Cultural São Paulo, órgão da Prefeitura de São Paulo).
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas entre dos dias 3 a 14 de agosto, enviar e-mail para gibiteca@prefeitura.sp.gov.br com nome, endereço e telefone. A seleção será por ordem de recebimento de e-mail.
A lista dos selecionados será divulgada no site do CCSP no dia 17 de agosto.
Se você  não puder ir até a Gibiteca Henfil, aind apoderá ouvi-la falar na própria USP.  Ela fechará o evento com uma conferência no dia 21 de agosto.


E falando em Trina Robbins, semana passada chegou pelo correio o último livro que comprei dela, Pretty In Ink: North American Women Cartoonists 1896-2013.  O livro é de 2013, mas ela já lançou outros depois disso.  Este ano, por exemplo, saiu Babes In Arms: Women in the Comics During World War Two, sobre mulheres quadrinistas e quadrinhos com mulheres durante a II Guerra.  Algum livro da Robbins saiu no Brasil?  Não, nenhum, claro.

GOSTOU?

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails