sábado, 24 de outubro de 2015

Japoneses respondem quais mangás abandonaram por serem muito longos


O Sankaku Complex (+18/NSFW) publicou uma pesquisa feita pelo site Gakumado (*ou o My Navi*), não entendi bem, que perguntou para 500 japoneses “Qual o mangá que você abandonou por ser longo demais?”, ou algo assim.  Sabia que ia encontrar algumas respostas óbvias como Glass Mask e não me enganei. :)  Segundo a página que publicou a pesquisa, 325 pessoas responderam, eles não explicitam idades, nem sexo, mas a lista é bem coerente e ampla mesmo com poucos votantes.  O top 10 foi o seguinte:

1. Detective Conan – 43 pessoas (13.2%)
2. One Piece – 41 pessoas (12.6%)
3. Kochikame – 22 pessoas (6.8%)
4. HunterX Hunter – 13 pessoas (4.0%)
5. Oishinbo – 8 pessoas (2.5%)
6. Naruto – 6 pessoas (1.8%)
7. The Glass Mask – 5 pessoas (1.5%)
7. Kimi ni Todoke – 5 pessoas (1.5%)
9. Gintama – 4 pessoas (1.2%)
10. Kindaichi Case Files – 3 pessoas (0.9%)

Eu imagino que não houvesse uma lista prévia e que as pessoas só pudessem sugerir somente um título.  Vejam que os três primeiros colocados concentram boa parte dos votos, são séries shounen muito populares.  Kimi ni Todoke nem é tão longo e deve ter entrado porque muita gente já cansou da história.  Vejam que Chihayafuru, que tem mais ou menos o mesmo número de volumes, não aparece, assim como Skip Beat!, que é bem mais longo.  Entre os shoujo, senti falta de Ouke no Monshou, que começou na mesma época que Glass Mask e vem em publicação até hoje sem nenhum sinal da autora de que ela pretenda fechar a história.

Kindaichi, que aparece em décimo, nem deveria ter sido cogitado, acredito, porque não é uma série contínua e o mangá é episódico.  Funciona como Eroica de Yasuko Aoike ou mesmo Golgo 13, que foi citado na pesquisa e não entrou no top 10.  São mangás com muito tempo de publicação, mas sem uma linha de história para acompanhar.  Outras séries citadas na lista foram: Kaze Hikaru, o único josei a aparecer, Yu☆Gi☆Oh, Initial D, NINKU, Shizuka Naru Don, Shingeki no Kyojin, Inuyasha, Hajime no Ippo, Chibi Maruko-chan e Golgo 13.

2 pessoas comentaram:

Quando li o título já pensei em 3: Glass Mask, Kaze Hikaru (que tanto gosto e sofro pela demora...) e Ouke no Monshou (ele é tão demorado que as pessoas já nem mais lembram, será?).
Val, a Julia vai fazer 15 anos e esses mangás não terão terminado! hahaha Esses dias que me toquei o quão longo Skip Beat é - pelo menos é mais frequente, isso influencia também.

Não acho que o problema é simplesmente ser longo. Claro que uma história interminável pode levar as pessoas a desistirem dela, pela falta de um encerramento digno para tanto tempo de acompanhamento. Mas problema mesmo é quando você sente que aquela história que você acompanha e gostava tanto se desviou completamente do rumo, ou está simplesmente se estendendo sem motivo, apenas para para manter o produto vendendo (me lembro do caso do livro Musashi, que começou bem mas enrolou muito até o final, já que era publicado em pequenos capítulos em um jornal, que teve as vendas muito aumentadas por conta dele).
Estou comprando Kimi ni Todoke sem ler, acumulando para ler tudo de uma vez, mas tenho visto muito gente reclamando da enrolação. Parece mesmo que a série já passou da data de validade.
Golgo 13 só teve 3 volumes publicados no Brasil e eu gostei bastante. Essas séries episódicas são bacanas justamente por você poder pegar em qualquer ponto e se divertir sem ficar perdido. Mas parece que por aqui ele não fez sucesso.

Related Posts with Thumbnails