sexta-feira, 23 de outubro de 2015

TV Fuji Anuncia seu primeiro Dorama Lésbico


O Japan Times anunciou que pela primeira vez a TV japonesa irá exibir um dorama (*série ou novela*) com temática lésbica.  O nome do dorama é Transit Girls e tem como protagonistas duas moças, uma de 18 e outra de 21 anos, cujos pais se casam.  As novas irmãs, interpretadas pelas atrizes Sairi e Yui Sakuma, terminam se apaixonando.  

Bem, irmãs ou moças que se descobrem irmãs e se apaixonam parece coisa saída dos shoujo mangá dos anos 1970, só que, neste caso, a cosia normalmente terminava em tragédia...  Ter uma delas de cabelos curtos e outra de longa madeixas, também, parece recurso aos velhos clichês relacionados aos papéis de gênero na relação.  Espero que não seja assim, mas Maki Muraki, líder da ONG  da Nijiiro Diversity, que defende os direitos LGBT, parece preocupada com isso.  A foto promocional mostra duas moças deitadas juntas, aparentemente nuas e sorrindo, e o uso da palavra “proibido”, algo que está ligado à idéias ultrapassadas de relacionamento lésbico e homossexual em geral, isto é, de reduzir o ser gay ao sexo.  É esperar para ver.

De qualquer forma, uma das fantasias perversas dos hetero a respeito dos gays é exatamente essa de que homossexuais são criaturas sexuais por princípio.  Daí, um beijo entre um casal  gay parece uma relação sexual explícita.  O canal Fuji descreve o dorama como uma “uma história de amor comovente e simples, mas tendo como personagens principais duas garotas” e acrecenta que “é o primeiro drama lésbico que a nação japonesa terá que lidar”.   A estréia de Transit Girls será em 7 de novembro e terá 8 capítulos.  

De qualquer forma, a matéria relembra que o ano de 2015 é um marco para os direitos dos LGBT no Japão com algumas prefeituras reconhecendo as uniões do mesmo sexo e o novo ministro da Educação, Cultura, Esporte, ciência e Tecnologia, Hiroshi Hase, afirmando que irá promover o apoio aos estudantes LGBT nas escolas japonesas.  

4 pessoas comentaram:

É sério mesmo que até agora nenhum uma única trama com casal homossexual havia sido exibida na TV de lá? Com o tanto de novelas produzidas e variedade de temas e situações tinha a impressão de que já existiam.

Com certeza não é o primeiro dorama da Fuji TV a abordar esse tema. Um dos mais famosos que chamou atenção da mídia foi Last Friends, onde uma garota desiludida com o namorado começa a se aproximar de outra garota, com direito até a cena de beijo.

Sempre que eu vejo notícias desse tipo, não consigo evitar uma certa pergunta: Qual a chance de um bando de velhacos conservadores criar uma obra em qualquer mídia que seja que tenha uma representativa minimamente correta sobre pessoas LGBTI?
Uma pena. Mas ainda bem que mesmo por lá, há quem levante a crítica.

Related Posts with Thumbnails