quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Saiu o Kono Manga ga Sugoi! Veja as melhores revistas


Ontem, ou anteontem, saiu o guia Kono Manga ga Sugoi! (このマンガがすごい! ), algo como Este Mangá é legal!, publicado desde 2005 pela editora Takarajima.  O guia lista as melhores séries de mangá do ano, divididas em seção feminina e masculina, e as melhores revistas.  Ah, eu adoro esta época do ano!  Listas, listas e mais listas de vendagem e popularidade e tudo o que vier para publicar.  :D  Vou começar postando a lista das melhores revistas segundo o Kono Manga ga Sugoi!, amanhã, posto as melhores séries shoujo e josei.  Segue a lista com as revistas shoujo e josei marcadinhas:

01) Harta
02) Betsuma (shoujo)
03) Young Jump
04) Shônen Jump
05) Kiss (josei)
06) Morning
07) Big Comic Superior
08) Flowers (josei)
09) Big Comic Spirits
10) Afternoon
11) Gekkan! Spirits
12) Matogrosso
13) Cocohana (josei)
14) Feel Young (josei)
15) Morning Two
16) Comic Polaris
17) Be Love (josei)
18) Hon no Hanashi Web
19) Pocopoco
20) Twi4 (Twitter 4-koma)


Bem, há sete revistas femininas entre as 20.  Obviamente, isso não quer dizer que as meninas e mulheres não comprem as outras, muito pelo contrário, aliás, elas devem sustentar quase metade das vendagens de muitas revistas shounen e seinen, fora a quantidade absurda de autoras publicando em revistas ditas masculinas.  Por exemplo, a primeira colocada entre as revistas é a Harta, antiga Fellows, casa de Kaoru Mori (Emma, Otoyomegatari).  É uma revista seinen um tanto esquisita, eu diria, com desenhistas muito boas, a maioria dos autores são mulheres, aliás, e algumas com um traço bem diferente... Kaoru Mori não é muito boa, ela está em outro patamar, que fique claro.


A segunda melhor revista é a Betsuma e tenham certeza que as suas séries de grande sucesso de público e crítica – Ore Monogatari!, Kimi ni Todoke, e outras – tem a ver com essa colocação.  A única outra revista shoujo a aparecer é a Comic Polaris, uma revista on line.  Aliás, foram incluídas revistas que só circulam na web este ano – não lembro delas antes – e isso só aponta para a sua crescente importância.


De resto, estão listadas quase todas as grandes revistas josei, a ausência notável é a You, eu diria, já que a For Mrs., a Jour, e a Elegance Eve são menores.  Isso aponta para o gosto da crítica e de parte do público e da crítica que vê mais qualidade e criatividade no material publicado nas revistas para um público mais velho do que nas revisas shoujo mais tradicionais.  

Minha fonte é o Animeland, que publicou antes do Comic Natalie.  O post do guia 2015 está aqui.  Este ano aumentaram o ranking de 20 títulos para 50!

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails