sábado, 27 de fevereiro de 2016

One-shot sobre a Hosokawa Gracia é publicado no Japão


Hosokawa Gracia (1563-1600) é uma personagem muito popular no Japão.  Filha de uma poderosa família samurai, durante as guerras do período Sengoku, recebeu ao nascer o nome de Tama.  Casada adolescente com um senhor da guerra, Hosokawa Tadaoki, ele se recusa a abandoná-la quando sua família cai em desgraça por ter traído Oda Nobunaga.  Protegida e escondida pelo marido, passando por vários palácios para não ser capturada pelos vários inimigos ocasionais que os homens da família faziam, ela se converte ao catolicismo pela pregação de uma de suas damas.  E surge o problema: captura seria uma desonra para qualquer mulher samurai, mas o suicídio, saída nobre desejável para qualquer nobre japonesa seria um pecado mortal.  Tama, agora batizada como Gracia, termina sendo morta pelo guardião que seu marido encarregara desta função, impedir que ela se deixasse capturar por recusar cometer sepuku, quando o palácio da família em Osaka é conquistado.  

Sua história inspirou James Clavell a criar Mariko Buntarou, uma das personagens mais importantes de seu romance Shōgun.  Gracia já apareceu em outras obras, inclusive mangás, e lembro de ter lido em algum lugar (*deve estar no Shoujo Café...*) que ela sempre aparece em pesquisas sobre as personagens históricas favoritas das japonesas.

Enfim, segundo o Comic Natalie, um one-shot sobre Hosokawa Gracia chamado Kyara Ogo (Gracia) (伽羅奢(ガラシャ)) foi publicado na revista Comic Ran Twins, a autora é Fumi Saimon, autora de vários mangás seinen e josei.  Queria poder ler algum mangá sobre a personagem, ou mesmo uma biografia, porque sua trajetória aprece ser realmente interessante.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails