quinta-feira, 7 de abril de 2016

Livro de inglês para japoneses é remodelado e fica com cara de anime


Não ia repostar essa notícia do Rocket News 24, mas achei tão bonitinho o livro e um contraste tão grande com o anterior, que não pude evitar.  Enfim, a editora New Horizon contratou um/a ilustrador/a chamado Nekogenki para recriar as personagens de um dos livros textos da editora e dar-lhe um ar estilo anime atrativo para os otaku, por assim dizer.  


O RN24 diz que o livro é basicamente uma light novel cujo objetivo é ensinar inglês.  O título do livro é bem interessante, também, olhem só: “Tente Estudar Inglês Mais Uma Vez com Future-Style New Horizon” (ミライ系NEW HORIZONでもう一度英語をやってみる: 大人向け次世代型教科書/Mi Rai Kei NEW HORIZON De Moichido Eigo Wo Yattemiru Ano Character Ga Kaettekita! Otona Muke Jisedai Gata Kyokasho), “a nova geração de livro didático para adultos”.


Contando uma historinha, o livro tem como “protagonista” a professora de inglês assistente Ellen Baker.  Nascida em Boston, ela ama baseball e trabalha no Ginásio Midori.  Sua aparência é totalmente inspirada nas personagens populares de animes para o público otaku.  


Comparem a versão atual e a anterior, absolutamente comum e sem graça.  A mudança foi bem radical.  A gente parece estar olhando para um anime, agora.


Outra coisa que me fez escrever esse post foi o fato de na lista de personagens, em duas listas, na verdade, haver uma personagem brasileira e uma que parece ser.  Paulo Fernandes, moreno, de barba e roupa verde amarela é bandeiroso demais.  E vejam, esta é a parte mais importante, como os japoneses sabem dar nomes realmente brasileiros, porque os norte-americanos patinam nessas coisas até hoje.  A maioria dos brasileiros tem nomes latinos genéricos, ou espanholados mesmo.  O outro que parece ser brasileiro se chama Ricardo Takahashi.  Será um dekassegui?  Um mestiço?  O fato é que fiquei curiosa mesmo.  


O fato é que o livro deve estar fazendo sucesso.  Já é possível encontrar vários fanarts da Ellen Baker na internet, inclusive.  O vídeo de propaganda está aí embaixo.

O livro nem é tão caro.  Em conversão de hoje, sai por menos de 50 reais, sem o correio.  É possível encomendar no Amazon e no CDJapan.  Talvez, caso alguém se interesse, até pela Livraria Cultura e pela Fonomag.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails