segunda-feira, 2 de maio de 2016

RIP: Morre a mangá-ka Yoshino Sakumi


O Comic Natalie noticiou que a mangá-ka Yoshino Sakumi faleceu no último dia 20 de abril e a informação deve ter sido liberada somente agora.  A mangá-ka, que produziu principalmente material josei, nasceu em Osaka em 1959 e estreou no ano de 1980.  Seus dois maiores sucessos no início de carreira foram Shounen wa Kouya wo Mezasu  (少年は荒野をめざす)  e Juliet no Tamago (ジュリエットの卵).


Yoshino deu entrevista para a edição de 15 anos da revista Flowers (*post aqui*).  Seu último trabalho na revista se chama Period (ピリオド) e trata de dois difíceis temas, o abandono parental e o abuso por parte dos pais.  O resumo do Mangaupdates é o seguinte: "Um dia, Haru e seu irmãozinho, Yoki, voltam para casa e descobrem que sua mãe se foi e que eles terão que ficar sozinhos com seu pai abusivo.  Haru tenta proteger seu irmão, mas como sobreviver às surras, maus-tratos, o medo e a fome?  O menino Haru se esforça, mas sabe que não tem forças para proteger o irmão do pai.  Será que a professora da escola poderá ajudar?  Será que alguma das tias irão regatá-los do inferno?  Ou eles terão que sobreviver sozinhos?"  Scanlations?  Claro que não tem!  A série fechou com cinco volumes e não me surpreenderia se virasse dorama qualquer dia desses.


Enfim, não se comenta a causa da morte, mas dada a longevidade das japonesas, deve ter sido uma doença grave.  Que sua obra possa continuar falando por ela para as novas gerações.

1 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails