quinta-feira, 21 de julho de 2016

Camisa feminista motiva demissão de atriz coreana


Quando meu marido me mostrou essa notícia, sabia que era obrigatório comentar.  Há quem não acredite que o machismo seja algo daninho, ou que a discriminação de gênero atravesse todas as sociedades atuais, mas vamos situar o caso.  A atriz Jayeon Kim, dubladora dos jogos MMORPGs Closers e Hero Warz, postou uma foto no Twitter vestindo uma camisa com os dizeres “GIRLS do not need A PRINCE” (Garotas não precisam de um Príncipe).  Olha só que subversivo, né?  Daí, no mesmo Twitt ela acrescente “I don’t need a hero.  I need a friend.” (Eu não preciso de um herói.  Eu preciso de um amigo.).  



Parece, Segundo o Rocket New 24 (*e as fontes do site*), que a camisa está ligada a uma revista feminista japonesa chamada Megalin (*ou seu site Megalin4*), conhecida por uma intensa militância virtual.  Prontamente criou-se uma controvérsia.  De qualquer forma, basta pegar os rankings de desigualdade de gênero e ver que, apesar da riqueza, bem estar social e tudo mais, a Coréia do Sul pontua muito mal nessa área.  Os japoneses normalmente podem contar vantagem de não estarem tão mal no ranking quanto seus vizinhos, aliás... 

Parece que a pressão foi tamanha que a empresa para a qual a moça trabalhada, a Nexon, anunciou que estaria substituindo a atriz, dizendo que a a decisão “se relacionava com as questões sob controvérsia neste momento”.  Enfim, a Nexon parece demonstrar que os rankings não estão errados... Outra atriz, desta vez sem opiniões, como o RN24 bem comentou, deve assumir o lugar de Jayeon Kim.

1 pessoas comentaram:

Tenho curiosidade em saber como são as leis trabalhistas em países como a Coréia do Sul e o Japão.Às vezes pensamos que estamos mal aqui e descobrimos que países tidos como mais prósperos sequer tem licença maternidade. Esse caso da atriz coreana apesar de ser bem diferente me lembrou da repórter do IG que entrevistou o Mc Biel foi assediada por ele para depois ser despedida, enquanto ele se apenas se desculpou e perdeu alguns contratos. Mas, e prejuízo da menina em perder o emprego?

Related Posts with Thumbnails