quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Garotas Mágicas e Feminismo são tema de disciplina em universidade dos EUA


O Rocket New 24 publicou uma matéria sobre uma disciplina que deve ser o sonho de muitos fãs de anime e mangá (feministas): “Reading and Writing About Magical Girls”.  A tradução seria algo como “Lendo e Escrevendo sobre Garotas Mágicas”.  A disciplina foi oferecida pela Universidade da Carolina do Sul dentro do curso de Inglês com o código 101.  O pessoal do RN24 resumiu os objetivos da disciplina, que estão explicados  na sua plenitude pelo professor da matéria no Reddit.  São eles:
Compreender os tropes básicos e metodologias do gênero garotas mágicas. Usar o gênero para introduzir os fundamentos do feminismo. (No Reddit, o professor diz que um dos eixos principais da disciplina é a representação das mulheres na mídia.) 
 
Questionar se os interesses de nicho como o anime podem se desdobrar em questões teóricas de estética versus política de uma forma significativa.
Conectar o gênero garotas mágicas com questões mais amplas de importância política. 
Ensinar os alunos a escrever (isto é, afinal, um curso de inglês de nível introdutório).
Parece ser interessante e divertido.  O RN24 citou episódios de várias  séries que foram utilizados como material de análise, como os nomes estavam em inglês, vou citar somente o seriado mesmo: Little Witch Academia, Sailor Moon, Card Captor Sakura, Shoujo Kakumei Utena, Bakemonogatari, Puella Magi Madoka Magica (*toda a série*), The Powerpuff Girls e Steven Universe.  Mas tem leitura, também!   E imagino que muitas!  Algumas das citadas são: “Beyond Bodice-Rippers: How Romance Novels Came to Embrace Feminism” (*parece ser um livro, há uma review aqui*) e “The Cuteness of the Avant-garde” (*Texto completo para download aqui*).

Há uma das aulas do professor no Youtube, o título é “Grace v. Glamour: The Duality of Sailor Moon”.  Para assistir, é só clicar.  É, ou não é, um curso dos mais estimulantes?

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails