sábado, 3 de dezembro de 2016

Quais os finais de anime mais miseráveis de todos os tempos? Os japoneses fizeram uma lista.


Desafio: Assista O Túmulo dos Vaga-Lumes sem chorar.
Eu tropecei nessa pesquisa do GooRanking no ANN.  Enfim, quem nunca parou para listar os finais mais terríveis de animes?  Só que, neste caso, miserável quer dizer triste, devastador.  Acho que a lista tem seus méritos, ainda que eu tenha ficado bem surpresa com A Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら) em terceiro.  É triste, mas alguém não sabia que Maria Antonieta morria no final?  Ou mesmo Oscar e André, dado o sucesso absurdo do mangá?!  OK, OK, mas é impactante e muita gente deve ter chorado... No anime, a cena que me fez chorar foi a do quadro, o final do mangá é mais espetacular e tortura bem mais longa.


Está certo, fiquei curiosa em assistir Densetsu Kyojin Ideon
Densetsu Kyojin Ideon (伝説巨神イデオン), o segundo, eu não conhecia, mas indo assuntar, achei o verbete da Wikipedia.  Ficção científica, robô gigante, futuro, baixa audiência, terminem rapidinho esse anime (*foi meio assim com o anime da Rosa de Versalhes, também*) e o diretor e equipe decidem detonar com tudo no final.  Acabam com a vida no Planeta Terra.  Aí, a série vira cult, tem continuação (!!!!) e fica na memória emotiva dos japoneses, porque, bem, o topo da lista não é ocupado por material recente.  Mas vamos deixar os 21 mais votados com vocês:

1. O Túmulo dos Vaga-Lumes (100 votos)
2. Densetsu Kyojin Ideon (94 votos)
3. A Rosa de Versalhes (65 votos)
4. Phoenix (55 votos)
5. Farewell Space Battleship Yamato (50 votos)
6. Fullmetal Alchemist (2003 series; 41 votos)
7. Dog of Flanders (39 votos)
8. Space Warrior Baldios (33 votos)
8. School Days (33 votos)
10. Death Note (31 votos)
11. Mobile Suit Zeta Gundam (28 votos)
12. Shinseikiden Mars (25 votos)
13. Cowboy Bebop (24 votos)
13. Jigoku Shoujo (24 votos)
15. Saikano (23 votos)
16. Rean no Tsubasa (19 votos)
16. Aquarion (19 votos)
16. Tokyo Magnitude 8.0 (19 votos)
19. Mobile Suit Gundam MS IGLOO 2: Jūryoku Sensen (18 votos)
19. Mobile Suit Gundam 0080: War in the Pocket (18 votos)
19. Fate/Zero (18 votos)

Foram 500 votantes, metade homens, metade mulheres, entre 20 e 40 anos.  Daí, é espantoso uma lista com tanta nostalgia, ainda que os participantes tenham recebido uma lista de alternativas.  Vejam que O Túmulo dos Vaga-Lumes e Densetsu Kyojin Ideon ficaram bem próximos.


Parece fofo?   Assista!
Antes de concluir, eu fui olhar os 50 votados e acho realmente ridículo que alguém consiga colocar no mesmo ranking um O Túmulo dos Vaga-Lumes (火垂るの墓), primeiro lugar com todos os méritos, com um Escaflowne (天空のエスカフローネ), série que eu amo, mas, que, bem, não tem bem um final infeliz.  Comparem: em O Túmulo dos Vaga-Lumes acompanhamos a lenta degradação física de duas crianças, cuja família é destroçada pela II Guerra, e que, abandonados pelos parentes e todos os adultos que poderiam prestar para alguma coisa, terminam morrendo.  Primeiro, a menininha de 4 anos, depois, deu irmão mais velho.  É triste, muito triste e é do Studio Ghibli.  


Escaflowne é muito bom, me fez chorar,
mas final miserável????
Peguemos, agora, Escaflowne: depois de uma guerra, os heróis saem vitoriosos, não sem alguma dor e sofrimento.  Van tem seu valor reconhecido e consegue retomar o seu reino sem ter que esconder suas asas, mas ele e Hitomi, a protagonista, só tem 15 anos.  A menina, então, volta para a Terra e eles prometem se reencontrar.  Achem aí a miserabilidade da situação.  Comparem, também, com Farewell to Space Battleship Yamato (さらば宇宙戦艦ヤマト 愛の戦士たち) com Kodai sacrificando sua vida e a nave para salvar a Terra.  Será que Escaflowne entra, também, por causa da dor do bundão do Allen, que reencontra sua irmã perdida, mas não fica com nenhuma das moças que o amavam, porque, enfim, ele nunca fez nada de verdade para merecê-las?


A morte de Oscar.
Uma ausência para mim, especialmente, dada a nostalgia, olha aí que até Dog of Flandres ((フランダースの犬)  entrou, foi não termos Candy Candy.  Sim, ninguém morre no final de CandyCandy (キャンディキャンディ), mas ela é obrigada a abrir mão do homem que ama, porque, bem, uma rival se sacrificou para salvá-lo e perdeu uma perna por causa disso.  Por questões de honra e piedade, Terry fica com a outra e Candy caía em depressão para que, no final, descobrisse que o príncipe da colina (*seu primeiro amor*) sempre esteve ao seu lado, protegendo-a e enganando-a por quase 115 capítulos (*enquanto ela comia o pão que o diabo amassou*)  e que está ali para se casar com ela.  Afinal, o importante é isso, que ela se case com ele... Miserável é pouco.  Os italianos odiaram tanto este final, mas tanto, que fizeram um para eles com cenas montagem do próprio anime.


A revelação final, só achei imagem do mangá.
Me lembra meu irmão dando chilique ao terminar de ler A Viuvinha e xingando o protagonista pro ter fingido a sua morte e, depois, "testado" a fidelidade da mocinha que, bem, depois de ter pensado que ficou viúva (*virgem*) na noite de núpcias deveria mostrar-se digna dele... Quer dizer, sei lá qual o final pior.  E vocês?  O que acharam da lista?  Acrescentariam algum anime?  Eu poderia falar ainda em O Pirata do Espaço, mas fico por aqui... 

4 pessoas comentaram:

Não foi bem uma continuação para Ideon. O que aconteceu foi simples: acabaram com a série faltando quatro capítulos para o final — fazendo um fim improvisado meio incompreensível e que deixou todo mundo de cara no chão. O que aconteceu foi que com o sucesso inesperado de Gundam (que teve uma trajetória um pouco parecida com Star Trek — foi fracasso de público na primeira edição e crescente popularidade com as reprises até estourar), os executivos decidiram investir em um longa para cinema de Ideon. Assim eles primeiro fizeram um primeiro longa tentando resumir tudo até pouco antes do último episódio exibido, e é uma maçaroca imensa — e um segundo longa, com a primeira metade do episódio final exibido na televisão e todos os quatro episódios restantes emendados a seguir, tudo com animação extra pra impressionar os outros no cinema. No final, um adendo produzido pelo Tomino.

A bilheteria foi outro desastre, mas foi esse longa quem construiu a mítica a respeito da série. O que realmente recomendo pra quem for encarar Ideon é assistir a série toda e parar no penúltimo capítulo — para em seguida ir logo para o segundo longa. Teremos duas versões para a morte de uma mesma personagem mas nada além disso em termos de contradições.

Ah, sim, sobre a morte dos personagens, aqui tem algo que não sabia à época em que assisti a série. Com o fracasso dela, o orçamento foi ficando desesperador — e a solução foi matar personagens, assim o elenco tinha menos gente a pagar. Com o tempo, personagens importantes, aqueles que todos imaginavam sobreviver no final, foram sendo mortos — porque eram aqueles com os dubladores mais caros. Ou seja, um dos maiores trunfos da série, o de que qualquer um ali poderia morrer e nada era garantido, foi fruto de aperto financeiro... :)

Não lembro de ter assistido nenhum anime cujo final possa ser classificado como "miserável", à exceção de "Túmulo dos Vagalumes", já listado. Aliás, se tem esse filme na lista, não se precisa de nenhum adendo. Ô finalzinho pra cortar os pulsos aquele!

o final do OVA de R. Kenshin... que ele e Kaoru morreram.

Ah, e tem Baldios. Esse só o longa chegou por aqui em vhs e cortou tanta coisa que chega a dar nos nervos a quantidade de eventos importantes "off-screen". Não vou dar spoiler, mas quem viu o cinema de ficção científica americano dos anos 70 vai sacar a inspiração. Niilista pra burro.

Related Posts with Thumbnails