domingo, 2 de abril de 2017

Guia japonês ensina a desenhar homens maduros


Esta matéria do Rocket News 24 está aberta no meu PC desde quinta-feira, neste mesmo dia, meu marido estava comentando como alguns desenhistas não conseguem desenhar homens mais velhos, que pegam um jovem padrão e jogam rugas.  Ele estava lendo um quadrinho francês, acho.  Já tinha lido críticas aos primeiros trabalhos de Michiyo Akaishi (*não que tenha mudado muito desde os anos 1980*), sobre como ela é pouco competente desenhando homens mais velhos.  



Acredito que a maioria das pessoas que desenha, ou aprecia bons desenhos já se deparou com essas coisas e como os artistas tem dificuldades para desenvolver certas competências.  Falta guias, materiais didáticos.  Não no Japão, claro!   O nome do livro é Ojisan Kakiwake Technique Kao Karada Hen (オジサン描き分けテクニック 顔).



O livro em questão tenta ensinar como diferenciar o oji-san (*tio*) e o ojii-san (*vovô*) do oni-san (*irmão mais velho*).  Há seções detalhadas sobre como construir a estrutura muscular e facial de homens entre 30 e 69 anos, as mãos em detalhes, estilos de vestir, enfim, um material riquíssimo.






O autor, que se chama YANAMI, tem tutoriais de como desenhar o cientista, o mafioso, o chefe, enfim, parece ser um livro bem interessante.  Bem últil, eu diria.  No CD Japan, está saindo por algo como 54 reais, sem correio.  Imagino que seja possível encomendá-lo em lojas como a Fonomag, por exemplo.

1 pessoas comentaram:

Tem artista que nem sabe desenhar jovens, que dirá velhos.

Related Posts with Thumbnails