segunda-feira, 17 de julho de 2017

Quais os namorados mais problemáticos dos shoujo mangá? Os japoneses respondem. - Parte 1


Estava aqui procurando alguma coisa interessante (*e que não desse trabalho*) para publicar e passei no Goo Ranking.  Vi a carinha do Doumiyouji de Hana Yori Dango (花より男子).  "Um, deve ter algo para mim aqui!".  Cliquei.  Fizeram uma pesquisa para saber qual o namorado de shoujo e josei mangá que seria mais irritante, difícil de lidar.  Na linha, melhor não desejar.  OK, OK, fiquei curiosa.  Foram 3,392 votantes, no caso do Goo Ranking, não dá para saber sexo e idade dos participantes.  Enfim, há 50 nomes na lista, peguei os vinte primeiros:

1. Doumyouji Tsukasa (Hana Yori Dango) - 529 votos 
2. Kimio Nagasawa (Chibi Maruko-san) - 499 votos
3. Patalliro du Malyner VIII  (Patalliro!) - 180 votos
4. Sasaki Kotaro/Papii (Otousan wa Shinpaishou) - 134 votos
5. Haruto Kurosaki (Kurosaki-kun no Iinari ni Nante Naranai) - 116 votos
6. Hanazawa Rui (Hana Yori Dango) - 115 votos
7. Chiba Mamoru/Tuxedo Mask (Sailor Moon) - 114 votos
8. Shinichi Chiaki (Nodame Cantabile) - 94 votos
9. Hiramasa Tsuzaki (Nigeru wa Haji da ga Yaku ni Tatsu) - 84 votos
10. Takeo Gouda (Ore Monogatari!!) - 75 votos
11. Hayami Masumi (Glass Mask) - 73 votos
12. Seiji Amasawa (Mimi wo Sumaseba/Whisper of he Heart) - 66 votos
13. Bidou Granmarie (Yuukan Club) - 65 votos
14. Takahashi Kanade (Hatsukoi Monster) - 61 votos
15. Irie Naoki (Itazura na Kiss) - 57 votos
16. Akito Hayama (Kodomo no Omocha) - 55 votos
17. Motoharu Yano (Bokura ga Itai) - 50 votos
18. Kyouya Sata (Ookami Shoujo to Kuro Ouji) - 48 votos
19. Shouta Kazehaya (Kimi ni Todoke) - 47 votos
20. Ren Honjo (NaNa) - 46 votos

Bem, começando do começo.  Se a questão é ser irritante, incômodo (mendokusai/面倒くさい) , dá para entender por qual motivo Doumyouji é primeirão, ele é mimado, pode ser violento, tem uma mãe que é uma peste, enfim.  OK.  Não conheço o segundo colocado, mas ele deve merecer estar ali, imagino.  Agora, Patalliro em terceiro?  Alguém sonha em namorar Patalliro????  Haruto Kurosaki, OK.  Agora, será que o Rui seria irritante?  Ele tem problemas?  Tem, mas merece tar aí no top 10 com o Irie de Itazura na Kiss (イタズラなKiss) em 15º?
Um fanart do Masumi.
Temos ainda no top 10, fora gente que merece, como Chiaki e Tsuzaki, ou até o Mamoru, vulgo Tuxedo Mask.  Só que ele fecha com o Takeo Gouda.  O protagonista de Ore Monogatari!! (俺物語!!) é um docinho de coco, um sujeito do bem, como assim irritante?  Daí, passamos para o Masumi de Glass Mask (ガラスの仮面), o Mr. Darcy dos mangás.  Sim, ele é difícil de lidar até certo ponto, mas o irritante não se aplicaria para além do que vemos em Orgulho & Preconceito, já que falei desse livro.  Se a mocinha o considera "mendokusai" é porque não sabe que o murasaki no bara no hito, seu protetor e admirador secreto, é ele.

Ainda nesse top 20, temos Shouta Kazehaya.  Não acompanho Kimi ni Todoke (君に届け), mas sempre ele aparece na lista dos namoráveis, dos prováveis bons pais, e tudo de melhor, em que ele é irritante?  Ele merece estar nessa lista com certas personagens indiscutivelmente problemáticas?  Mas não se espantem, depois do vigésimo aparece coisas muito mais estranhas.  André Grandier e Fersen estão empatados em 31º.  Quando esses dois são irritantes?  André, então, só resolve problemas, se sacrifica, não dá dor de cabeça, já,  Fersen, é um cavalheiro... Em 35º, o Terrence G. Grandchester, de CandyCandy (キャンディキャンディ). O motivo é ele ter casado com outra?  Porque ele era gente boa.    Agora,  William Albert Andrew (o príncipe da colina) está em 40º e merecia umas pancadas, afinal, passou anos enganando a heroína.  ANOS!.  Em 40º, empatado, temos o Atsushi Otani de Love★Com (ラブ★コン).  Outro bom menino, apesar da infantilidade. Yoh Komiyama, de Koukou Debut (高校デビュー), em 45º, é outra injustiça.

Sano e Nakatsu de HanaKimi.
Aparecem ainda na lista o Shinobu de Haikara-san ga Tooru (はいからさんが通る), que só se torna problema depois de dado como morto e não é por culpa dele, porque antes ele era todo certinho e prestativo, os meninos de HanaKimi  (花ざかりの君たちへ) e os de Chihayafuru (ちはやふる), Kairi de Peach Girl (ピーチガール).  Irritantes?  Como assim?  Senti alguma falta do Tamaki de Ouran Host Club (桜蘭高校ホスト部) e do Arima de Karekano  (彼氏彼女の事情), eles não estão na lista.  De resto, eu acrescentaria por minha conta o Kyo Usui de Black Bird  (ブラックバード).  Ele não entrou no top 50.  E para quem perguntou, o  Kou Mabuchi de Ao Haru Ride (アオハライド) está em 26º e há alguns personagens de Ai Yazawa entre o 30º e o 50º, é a autora que mais aparece.  George, de Paradise Kiss (パラダイスキス), está em 39º.

4 pessoas comentaram:

Domyoji tinha que ser o número 1 até nisso, hahaha.

Acredito que o problema com o Shouta Kazehaya seja a infantilidade. Depois de 20 e tantos volumes de romance enrolado, um namoro já em andamento, o Kazehaya começa a se afastar da Sawako. Motivo? Ele tem medo de não conseguir se segurar perto dela e acabar dando um beijo (!!!). Foi aí que perdi a paciência com o mangá. Pela lógica dele é melhor terminar do que dar uns beijinhos. Enfim, isso talvez tenha sido traumático para mais gente.

Verdade, senti falta do Tamaki aí, porque apesar do bom coração, o menino era um saco pra conferir (e deixar de ser tão irritante era parte do arco dele, a meu ver). Agora, o Arima merecia estar ali no top 10, porque o sujeitinho ficou insuportável depois de um tempo de mangá, merecia uns sopapos. Vários injustiçados nessa lista, a meu ver.
Mas o post está muito, muito divertido.

O Mamoru está na lista pq sempre é sequestrado, hipnotizado e seduzido pela vilã de cada temporada... Se alguém é fã de Itazura na Kiss e do Irie-kun, me desculpe, mas irritante e problemático é elogio para ele. O resto da lista não opino pq não vi a série inteira para conhecer as nuances dos personagens.

Related Posts with Thumbnails