segunda-feira, 18 de junho de 2018

UnB faz mostra de filmes japoneses


Nesta terça e quinta, dias 19 e 21 de junho, acontece uma mostra especial na Universidade de Brasília, trazendo os filmes Entre-Laços (彼らが本気で編むときは / Karera ga honki de amu toki wa) e o clássico do Studio Ghibli Túmulo dos Vagalumes (火垂るの墓 / Hotaru no Haka).

No dia 19, será exibido Entre-Laços, às 17h, em seguida haverá um debate com o tema “LGBT no Japão e nos países asiáticos“. O filme, que esteve em cartaz em nossos cinemas (*e eu não pude assistir*), tem direção e roteiro de Naoko Ogigami,  e conta a história de uma garotinha de 11 anos Tomo (Rinka Kakihara), que é abandonada por uma mãe alcoólatra e acaba sendo acolhida pelo tio Makio (Kenta Kiritani). Só que o parente vive com uma namorada transexual, a Rinko (Toma Ikuta), o que traz um choque inicial à pequena. O filme parece ser muito bonito e recebeu resenhas bem positivas.


Já no dia 21, no mesmo horário, teremos O Túmulo dos Vaga-Lumes, dirigido pelo recém falecido Isao Takahata, seguido da discussão “As guerras que ocorreram no Japão e o impacto na sociedade japonesa“. O filme acompanha o drama de dois irmãos - Seita e Setsuko - órfãos que vivem momentos doces e amargos nos últimos dias da II Guerra Mundial.  Eu desafio qualquer um a assistir este filme sem se emocionar, ou se debulhas em lágrimas.


A exibição será no auditório do Instituto de Letras, nas catacumbas, quer dizer subsolo, do ICC Sul.  Deve fazer parte de alguma semana acadêmica do curso de japonês, porque normalmente as exibições de filmes maiores acontecem no Dois Candangos.  O evento é aberto para alunos e comunidade.  Agradeço a Ana por ter me avisado e passado o link do JBox. Eu procurei e não achei a notícia em outro lugar, mas a fonte deve estar correta.

1 pessoas comentaram:

Nessas horas queria morar em Brasília.. Esses eventos nunca chegam por aqui.. T_T

Related Posts with Thumbnails