terça-feira, 18 de setembro de 2018

Masako Watanabe, a mais velha das mangá-kas em atividade, comemora 66 anos de carreira

Masako Watanabe nasceu em 1929, estreou como ilustradora em 1949, mas era fascinada por mangás e decidiu mudar de carreira.  Sua estreia como mangá-ka foi em 1952 com uma versão do livro Little Lord Fauntleroy (小公子), o Pequeno Lorde, em português.   



Watanabe publicou de tudo Akahon, mangás de aluguel, shoujo mangá, foi uma das pioneiras dos lady's comics eróticos e continua trabalhando até hoje, seus últimos trabalhos foram adaptações para mangá de romances chineses eróticos do século XIX.  Eu queria ver isso!


Ela recebeu o 16º Shogakukan Manga Award com Garasu no Shiro (ガラスの城) em 1971, o Prêmio da Associação de Cartunistas Japoneses e 2002, além de honrarias do governo japonês.  Ela também foi, ou ainda é, professora universitária.  


Enfim, o Comic Natalie fala do lançamento de dois livros comemorativos dos 66 anos de carreira de Watanabe: Sou Tokushuu Watanabe Masako 90 sai ~Ima Naoai wo Egaku (総特集わたなべまさこ 90歳、今なお愛を描く) e Watanabe Masako Meisaku Selection ~Hana to Youkan to Fashion to~ (わたなべまさこ名作セレクション~花と洋館とファッションと~).  Esses livros trazem ilustrações que a autora fez nas décadas de 1960, inclusive para a revista Margaret, ilustrações colaborativas com Hagio Moto, Fusako Kuramochi, Kirara Toshie. entrevistas, enfim, com tantos anos de carreira... 





Exposições da autora, se entendi bem o CN, estarão abertas em setembro e novembro em Tokyo.  Site das exposições, aqui.  E no post do CN é possível ver imagens de vários produtos à venda, inclusive com St. Rosalind, que foi republicado recentemente e é sobre a filha do demônio, essa menina fofa da camiseta.  Eu queria os livros, queria as camisetas, queria tudo!  E vida longa para Masako Watanabe! 

2 pessoas comentaram:

Muito bonitas as ilustrações dela.

amo esta manga-ká, li a muitos anos atrás, bara no naka no liza, muito bom, não sabia que ela vivia ainda, fico muito feliz em saber, se eu pudesse leria todos os mangás dela. muito boa.

Related Posts with Thumbnails