terça-feira, 18 de setembro de 2018

Masako Watanabe, a mais velha das mangá-kas em atividade, comemora 66 anos de carreira

Masako Watanabe nasceu em 1929, estreou como ilustradora em 1949, mas era fascinada por mangás e decidiu mudar de carreira.  Sua estreia como mangá-ka foi em 1952 com uma versão do livro Little Lord Fauntleroy (小公子), o Pequeno Lorde, em português.   



Watanabe publicou de tudo Akahon, mangás de aluguel, shoujo mangá, foi uma das pioneiras dos lady's comics eróticos e continua trabalhando até hoje, seus últimos trabalhos foram adaptações para mangá de romances chineses eróticos do século XIX.  Eu queria ver isso!


Ela recebeu o 16º Shogakukan Manga Award com Garasu no Shiro (ガラスの城) em 1971, o Prêmio da Associação de Cartunistas Japoneses e 2002, além de honrarias do governo japonês.  Ela também foi, ou ainda é, professora universitária.  


Enfim, o Comic Natalie fala do lançamento de dois livros comemorativos dos 66 anos de carreira de Watanabe: Sou Tokushuu Watanabe Masako 90 sai ~Ima Naoai wo Egaku (総特集わたなべまさこ 90歳、今なお愛を描く) e Watanabe Masako Meisaku Selection ~Hana to Youkan to Fashion to~ (わたなべまさこ名作セレクション~花と洋館とファッションと~).  Esses livros trazem ilustrações que a autora fez nas décadas de 1960, inclusive para a revista Margaret, ilustrações colaborativas com Hagio Moto, Fusako Kuramochi, Kirara Toshie. entrevistas, enfim, com tantos anos de carreira... 





Exposições da autora, se entendi bem o CN, estarão abertas em setembro e novembro em Tokyo.  Site das exposições, aqui.  E no post do CN é possível ver imagens de vários produtos à venda, inclusive com St. Rosalind, que foi republicado recentemente e é sobre a filha do demônio, essa menina fofa da camiseta.  Eu queria os livros, queria as camisetas, queria tudo!  E vida longa para Masako Watanabe! 

GOSTOU?

1 pessoas comentaram:

Muito bonitas as ilustrações dela.

Related Posts with Thumbnails