domingo, 16 de setembro de 2018

Tenista Naomi Osaka desperta discussão sobre o que é ser japonês de verdade


O Sora News trouxe uma matéria interessante sobre como a vitória de Naomi Osaka no último U.S. Open, tornando-se o primeiro tenista do país a vencer um Grand Slam, despertou discussão entre os japoneses sobre o que é ser japonês de verdade.  Já se escreveu muita coisa sobre o racismo dos japoneses em relação aos "hafu", de "half", em inglês, metade, em nossa língua.  








A post shared by Naomi Osaka 大坂なおみ (@naomiosakatennis) on

No caso de Osaka e sua irmã, que também é tenista de elite, a coisa se torna evidente e incontornável, porque ela, assim como a Miss Japão 2015, tem pai negro.  Afinal, basta lembrar que alunos com cabelo natural em tons mais claros que a média do país podem ser constrangidos a tingir seus cabelos para "parecerem"  normais.  De qualquer forma, deve ser muito difícil para certas pessoas em um país tão cheio de melindres com o tema como o Japão ter que lidar com alguém como Naomi Osaka.  Enfim, o SN trouxe tradução de algumas das coisas que foram discutidas no Twitter:

"Ela não parece japonesa."
"Se ela joga pelo Japão, deveria ser, pelo menos, fluente em japonês."
"Todos vocês tem que calar a boca  se ele tem nacionalidade japonesa, então, ela é japonesa."
"O nome dela é japonês, então, para mim, ela é totalmente japonesa."
"Todos esses comentários sobre como ela não é tipicamente japonesa me fazem sentir mal por ela — talvez seria melhor para ela estar jogando pelo Haiti."
"Será que ela preferiria jogar pela América [EUA], um país que a vaiou na cerimônia de premiação."
"Todos esses comentários online me fizeram compreender que o racismo existe em todo lugar, mesmo no Japão."
"Ela trouxe felicidade para o Japão — isso não é suficiente?"

Enfim, não há consenso sobre o que torna alguém japonês, mas como eu supunha quando escrevi sobre Osaka semana passada, a vitória inesperada da moça, seu destaque em manchetes internacionais, fez com que os japoneses parassem para refletir.  Se isso trouxer algum progresso para a discussão, acho que é o suficiente.  De resto, queria muito mesmo que essa menina de 20 anos conseguisse chegar ao topo, ser a primeira do ranking.  
E, por favor, cadê os mangás [sobre ela]?  Será que ela já deu entrevista falando que alguma série de mangá, ou a anime a inspirou?  Porque o maior tenista japonês antes dela, Shuzo Matsuoka, disse em várias entrevistas que ele decidiu ser tenista graças ao shoujo anime Ace wo Nerae! (エースをねらえ! ).  ele treinou os atores e atrizes que participaram do dorama da série em 2004. A maior série sobre tênis da história do mangá e meu anime favorito de todos os tempos.  Os acordes iniciais do Shoujocast vem da abertura da série original (1973-74).

P.S.: Para o antigo desafeto que voltou a deixar comentários maldosinhos no blog, eu não os publicarei.  cara, mais de dez anos de obsessão?  O que é isso, garoto?!  E eu sei que você leu direitinho.  Eu não estou exigindo nada da moça, estou querendo que façam mangás SOBRE ELA, ou sobre tênis.  E estou curiosa em relação à ela.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails