terça-feira, 20 de novembro de 2018

Artista Brasileiro quer colocar mitologia africana em quadrinhos e você pode ajudar!


O “Contos dos Orixás” é o nome do novo projeto do ilustrador Hugo Canuto que apesar de lançado na “Comic Con Experience 2017” está aberto no Catarse até 2019.  A ideia, pelo que depreendi da excelente entrevista do autor para a revista TRIP (*logo abaixo*), não é somente resgatar a cultura Iorubá, a da maioria dos negros e negras que chegaram escravizados à Bahia, mas dar uma nova roupagem, a dos quadrinhos, às mitologias africanas.


Como pontuei ao comentar sobre o filme Oya: Rise of the Orisha (Oya: A Ascensão dos Orixás) , a mitologia africana deveria ser tratada como mais uma mitologia, como a nórdica, a grega, entre outras.  Só que, no caso dos orixás, temos uma série de barreiras a superar, e não estou falando necessariamente de racismo. Por estar viva (*bem viva nesse caso*) e por estar estabelecido em nosso imaginário coletivo de que as divindades africanas estão associadas ao mal e que, por conta disso, existe uma guerra espiritual sendo travada em nossos dias, a rejeição é muito grande.  Fora que os casos de intolerância religiosa parecem vir em um crescendo no país.
Apesar do ensino da História e Cultura Afrobrasileira estar prevista em lei até o fato de tocarmos na questão nas escolas pode representar um perigo para o professor, ou professora, ou aborrecimento para a escola, ainda mais em tempo de Escola Com Sem Partido. E isso transborda de várias formas. Cultos ecumênicos raramente incluem sacerdotes ou sacerdotisas de religiões de matriz africana e dificilmente alguém verá algum comentário mais profundo sobre o Candomblé em uma aula de Educação Religiosa, mesmo com abordagem plural.



De qualquer forma, o projeto de Hugo Canuto parece ser interessante, ao dar nova dimensão aos orixás ainda que seja, pelo que eu entendi, mitologia em quadrinhos.  Não se trata, por exemplo, de criar um super-herói-divindade e trazê-lo aos nossos dias, mas de colocar na linguagem dos quadrinhos uma rica mitologia.  É isso!  Se você quiser contribuir!  A página do projeto é esta aqui.  Ele está no Facebook, também.

1 pessoas comentaram:

Fiz um post falando dessa e até de usos da mitologia africana na editoras Marvel e DC, embora seja pouco conhecido do grande público, apesar de ter algo recente no Pantera Negra.
Divindades africanas e os super-heróis

Related Posts with Thumbnails