O Lucas postou no grupo do Shoujo Café do Facebook o link da matéria do site Biblioteca Brasileira de Mangás contendo maiores detalhes da edição da JBC da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら). Cada volume, que reúne dois tanko originais, custará R$43,90 e terá em média 408 páginas. Muita gente está reclamando e juntando tudo com a lamúria sobre a capa, que, efetivamente, poderia ser muito melhor, daí, decidi registrar a minha opinião aqui no blog, também.
Uma capa japonesa. Não sei qual é a edição. |
Vamos lá, R$43,90 é caro e, ao mesmo tempo, é barato. Barato, porque se trata de dois volumes em um só com um acabamento que tem sido de alta qualidade, basta acompanhar o que a JBC vem lançando nessa faixa. Fora isso, pense que as licenças são em dólar e o papel também é orçado nessa moeda. O Real anda bem desvalorizado. Por outro lado, é caro, porque a maioria dos brasileiros e brasileiras ganha muito mal (*e isso não vai melhorar, não é proposta da nova gestão federal*), logo, um preço como esse é muito excludente. Culpo a JBC? De forma alguma, acredito que ela esteja praticando os preços possíveis em nosso mercado.
Um dos volumes da edição italiana. |
Infelizmente, eu não tenho proposta para resolver essa equação. Talvez, esperando promoções. Olhado o preço no Amazon. De repente, você consegue comprar mais em conta, por assim dizer. Agora, o que eu digo é que poderia sair ainda mais caro. Não vejo como baratear ainda mais o mangá, mas eu sou leiga, estou olhando de fora, então, é achismo mesmo.
De resto, o fato da capa não ter ficado maravilhosa não me parece uma desculpa razoável para não comprar um mangá. Se este for o único argumento, claro. Se você não tem dinheiro para investir, deve fazer aquilo que é mais razoável para a sua saúde financeira. Por outro lado, fico meio pasma que exista quem compre mangá pela capa. De resto, a JBC poderia fazer um trabalho melhor. A escolha foi das mais pobres. Há muitas opções de ilustrações e designers possíveis. Faltou imaginação e eu acredito que sobrou preguiça. Quando você tem A Rosa de Versalhes na mão, com todas as possibilidades e limitações do produto, tem que jogar para ganhar. Essa capa é brochante mesmo.
Última edição lançada na Itália, eu acho. |
Quanto a ser melhor importar o mangá, alguém escreveu isso no Facebook, e que seria mais barato. Olha, acho que não vai ser, mas se você lê japonês, é legal aproveitar e olhar o original. No Japão há várias coleções da Rosa disponíveis. É ó procurar.
1 pessoas comentaram:
O preço ficou um pouco salgado, sim. No mesmo formato e número de páginas, Alita e Blade saem por volta dos 30 a 35 o volume. Pelo visto, a JBC está prevendo que não vá vender muito e foi cautelosa, contando com os fãs e com o fator "clássico".
A capa realmente não chama a atenção. Esse título branco de destaca pouco no fundo rosa claro.
Postar um comentário