Em 1990, eu estava no 1º Ano do Segundo Grau (Ensino Médio) e meu professor de Química, que se chamava Dionísio, explicou para a minha turma que era uma grande bobagem comemorar a nova década, porque ela só começaria em 1991. Eu nunca esqueci. Veio o ano 2000 e, mais uma fez, esse papo e com pompa e circunstância, porque, bem, era fim de milênio. Uhu! Festa! E, bem, em dezembro de 2000 já estávamos nós, mais uma vez, comemorando o fim do milênio, só que no momento certo.
Enfim, todo professor de História normalmente começa a aula no sexto ano, ou no primeiro ano, explicando que a gente conta de 1-0, ou de 1-10. Não existe século ZERO da Era Cristã, ou Comum, a gente começa a contar do Século I. O achamento do Brasil se deu no século XV (1500) e, não, no século XVI, pois ele só começou em 1501. Convenções, claro, a gente sabe, mas ninguém rompe com a contagem dos séculos, afinal, estamos nós no século XXI e, não, no século XX, que é coisa do passado. Então, gente, é só um toque, uma curiosidade de professora de História.
Espere até o final de 2020 e faça as listas dos melhores em todas as áreas que você quiser. É isso, ou fazer trabalho dobrado. Tem um artigo bem didático explicando a contagem aqui.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário