quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Vestindo Histórias: as fontes que vestimos - Uma nova proposta de documentário do Leitura ObrigaHistória


O canal Leitura ObrigaHistória, um dos melhores sobre História em nossa língua, abriu um novo Catarse para um documentário.  Achei muito curioso que o tema desse novo filme será História da Moda no Brasil.  Decidi colocar, aqui, parte da descrição:
"(...) demonstrar como historiadores e historiadoras podem trabalhar com cultura material, usando como fontes o vestuário do brasil oitocentista… Ou ao menos parte dele!  Há grandes dificuldades em se trabalhar com vestuário como fonte histórica. A deterioração dos itens, a falta de preservação intencional do vestuário por ser tido como algo “menos importante” e até o desdém de parte da academia ao tratar esse tipo de estudo como um “assunto menor” colaboram para levantar barreiras. Assim muitos itens do passado simplesmente não existem mais. Mas até as ausências nos ajudam a compreender a história. Por isso queremos trabalhar com peças que ilustram grupos que não tiveram o devido destaque documental na historiografia. Soldados, escravizados, forros e jovens mulheres de fora da corte. E nós vamos analisar essas fontes materiais para mostrar como se faz essa análise na prática, cruzando essas fontes com outros materiais disponíveis. E para esse trabalho vamos contar com a presença do Traje Brasilis, projeto que envolve a participação de pesquisadoras trabalhando com vestuários brasileiros do século XVIII e XIX, que vai desde a pesquisa em acervo para coleta de material físico à reprodução de trajes de época."
Já fiz minha contribuição e espero que o resultado seja tão bom quanto "Legado Negado: a escravidão no Brasil em um guia incorreto", que foi a primeira empreitada do canal.  Se quiserem assistir ao documentário, é só clicar aqui.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails