domingo, 10 de maio de 2020

Podcast sobre a Revolução Francesa (Para quem interessar)


Como estamos em quarentena, estou produzindo material para meus alunos estudarem em casa.  Dentre eles, podcasts.  O último que fiz é de Revolução Francesa, pode ser baixado do Google Drive, também. Como o tema está ligado diretamente ao mangá da Rosa de Versalhes (ベルサイユのばら), decidi colocar aqui, também, porque pode interessar para alguém.  Como falo de Sociedade de Antigo Regime, a que é derrubada pela revolução, em um podcast anterior, a primeira parte de Iluminismo, para quem quiser, está aqui.  Lembrando que é material feito para o Ensino Médio, que não existe a interação normal de uma sala de aula e, bem, não falo da Rosa de Versalhes nele, que fique claro.


4 pessoas comentaram:

Ouvindo agora. Estou na parte da Guerra da Vendéia (ouvi também os podcasts sobre Iluminismo e Independência Americana). ^^

Aliás, falando em Rosa de Versalhes, terminei de ler pela primeira vez agora. Havia comprado e lido os quatro primeiros volumes ano passado, mas ficou faltando o quinto que comprei mês passado então reli tudo desde o início para terminar. Acho que vou reler mais uma vez quando você escrever as resenhas dos volumes que faltam. Os volumes 1 e 2 eu lia e pegava os seus textos antes de ir para o próximo.

Estou curioso especialmente para saber sua opinião sobre o texto extra que vem no volume quatro, em que a escritora Yuko Matsumoto cita autores como François Furet que criticam essa visão tradicional de Revolução Francesa como uma batalha vencida pelos burgueses sobre os aristocratas e abrindo portas para o desenvolvimento do capitalismo na França. Gostaria de saber o que historiadores pensam sobre isso.

que tal 1 dia podcast sobre a revolução gloriosa na Inglaterra ? (derrubou o absolutismo real + de 100 anos antes da França)

Stéphano, Revoluções Inglesas foi assunto do primeiro trimestre, mas foi dado em sala antes da quarentena. Esse podcast foi feito para os meus alunos, então, não faz muito sentido fazer podcast sobre o que ficou para trás, não com a quantidade de trabalho que a gente tem.

ah , não sabia ! valeu pela info.
Tava pesquisando Napoleão antes dele tomar o poder.
Soube que ele se tornou general aos 25 anos (meados da revolução francesa)... pros padrões militares... foi bem jovem....

Related Posts with Thumbnails