sábado, 28 de agosto de 2021

Comentando Kageki Shoujo!! #8: Um mergulho na Alma de Hoshino

O episódio #8 de Kageki Shoujo!! (かげきしょうじょ!!)  foi muito, muito bonito e emocionante, também.  Agora, que estamos na reta final, seguiremos para uma sequência de três episódios focando em Kaoru Hoshino,  nas gêmeas (Chika e Chiaki Sawada) e em Sawa Sugimoto, as outras meninas do grupo de Sarasa e Ai.  Yamada já foi abordada no drama da bulimia. Como escrevi na resenha anterior, não tenho mais o mangá para comparar, estou somente com o anime.  

O capítulo de hoje é um mergulho profundo em Hoshino, a garota muito competitiva e que entrou no Kouka na sua última chance, a quarta tentativa.  Filha e neta de top estrelas do Kouka, ela darrega um imenso peso sobre os ombros.  Alguns acreditam que ela só entrou por seu pedigree, outros argumentam que como demorou tanto tempo para entrar, ela não seria digna de estar lá.  Há quem acredite que foi fácil, apesar dos fracassos na seleção, afinal, ela teve a quem puxar.  Outros creem que o sonho não é dela.

O episódio #8 mostra como ela se esforçou e que multiplicou seus esforços na sua última chance.  Sete dias de aulas preparatórias. O episódio mostra sua relação com a mãe e a avó, ambas musumeyaku.  Ficamos sabendo que a avó de Hoshino era conhecida pela sua pele muito branca e foi mais popular que sua mãe, suas fãs ainda a visitam no hospital.  Hoshino, que é alta, deseja ser uma otokoyaku, especializada em papéis masculinos, mas tem a mesma obsessão pela pele branca, algo difícil de manter em uma cidade à beira mar. 

O capítulo mostra, também, que ela foi pressionada pela escola a se enquadrar.  Ela sempre anda com uma sombrinha e foi repreendida, porque a sombrinha não fazia parte do uniforme.  A garota usa a legislação da escola a seu favor: não existe proibição ao uso de sombrinha.  E ela se impõe e isso a torna alguém que se destaca.  Nada pior na escola japonesa do que se destacar de alguma forma. E estou dando a atenção a isso, porque, hoje, saiu um podcast da BBC sobre bullying contra alunos brasileiros no Japão e, em dado momento, um especialista em educação japonesa pontua o quanto a escola é autoritária e que alunos e alunas são formatados, podem ser constrangidos se o cabelo está longo  ou curto demais, por algo colorido no uniforme, porque seu cabelo, mesmo natural, não é da cor certa, e, como mostra Kageki Shoujo, por causa de uma sombrinha.

Muito bem, mas temos romance no capítulo.  Hoshino conhece e se relaciona, de forma até mais estreita do que eu supunha, com um rapaz chamado Rikuto Tsuji.  Ele estuda em outra escola, ele joga baseball, seu irmão é profissional, um grande atleta, e todos esperam o mesmo dele.  Ele ouve, enquanto aguarda o ônibus, as meninas falando da Hoshino, de como ela é estranha, e do Kouka.  E o rapaz tenta a sorte e para o padrão japonês, é ato de grande coragem, ele puxa assunto, ele diz que a mãe, ou a avó, é fã do Kouka e consegue atenção de Hoshino.  Acredito que foi uma mentira inventada para conseguir falar com a moça.

Os dois abrem seus corações, conversam com frequência, dão força um para o outro, mas ele interpreta mal a menina, ele acredita que ela está tentando seguir no Kouka por pressão, por causa desse componente familiar, não é assim, nunca foi (*ainda que eu defenda que tem papel na vocação dela*).  E isso acaba causando o rompimento entre os dois.  A menina apaga o contato do rapaz e tenta esquecê-lo, ela não pode ser uma garota normal, ela será uma top star do Kouka.

Achei interessante algumas pequenas cenas.  Hoshino encostar a cabeça no ombro do rapaz no ônibus, ela deixar que ele segurasse sua mão em público no festival.  Isso é mais contato físico do que muitos casais de anime e mangá tem, mesmo quando estão namorando. E há o momento no qual, por  distração (*que deve ter causado um imenso efeito no garoto*), ela lhe mostrar a perna e explicar que está aproveitando os últimos dias para usar roupas muito femininas.  São momentos muito bem marcados em um episódio que se destacou pelo roteiro bem amarradinho.  Poderia ser um filme inteiro, mas foi somente um episódio de 20 minutos.

Enfim, gostei muito do episódio, houve momentos bem comoventes com Tsuji, com a avó (*que parece ser  muito mais amorosa com Hoshino do que a mãe*) e com a própria garota que agora conhecemos bem melhor.  Quando ele termina, e Hoshino aparece de cabelo cortado e repreende Sarasa e Ai por terem se bronzeado, temos uma surpresa bonitinha.  Não comentarei.  Assistam ao episódio.  Espero que os próximos capítulos consigam ser muito bons e que tenhamos uma boa surpresa, uma merecida temporada dois.  É isso.  Há resenha de todos os capítulos da série, basta clicar na tag reviews.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails