quarta-feira, 30 de março de 2022

Chantal Montellier: Uma das maiores quadrinistas francesas será publicada no Brasil pela Comix Zone

Chantal Montellier é pertence à primeira geração de quadrinistas francesas e foi uma das responsáveis pela revista Ah!  Nana, uma revista comercial pioneira feita por mulheres e que foi interrompida pela censura governamental francesa (a revista foi acusada de pornografia), ela também foi uma das criadoras do Prêmio Artemisia, em homenagem à pintora  Artemisia Gentileschi, que é concedido no dia 9 de janeiro, aniversário de Simone de Beauvoir, aos melhores quadrinhos feitos por mulheres.  Enfim, Chantal é feminista e socialista, também.  

Seu álbum chamado Social Fiction foi anunciado pela Comix Zone e está em pré-venda.  Ele reúne uma série de histórias feitas pela autora, uma delas, Shelter, vem em duas versões, a primeira, dos anos 1970, critica o totalitarismo comunista, a segunda, feita já neste século, mostra a mesma história, mas em uma ditadura de extrema-direita.  Outro clássico da autora, Odile et les Crocodiles está no volume, também. O que Chantal faz é ficção científica social, um campo no qual as mulheres se firmaram tanto na literatura, quanto nos quadrinhos.  Trata-se de imaginar futuros para questionar a sociedade e os papéis sociais.  O bônus dessa edição é uma introdução da minha amiga Natania Nogueira.  Ela defendeu este mês uma tese de doutorado sobre a Ah!  Nana e é amiga da Chantal Montellier.  Imagino que a edição deve estar muito bonita como é a regra do material da Comix Zone.  Para quem quiser, o link para compra no Amazon  é este aqui.

1 pessoas comentaram:

até comentei antes a polêmica da AH NANA... imagens picantes e polêmicas... inclusive de 1 menina aparentando 6 ou 7 anos segurando rabo de cavalo de madeira se tivesse pegando uma genitália....
ah.. o lançamento é 1 boa novidade! ah... sobre autoras europeias... quase não ouço falar de autoras italianas, espanholas, belgas etc.

Related Posts with Thumbnails