sábado, 26 de março de 2022

Comentando Os Caras Malvados (EUA, 2022): Animação muito bobinha que nem deveria ter ido para os cinemas.

Júlia me pediu para levá-la ao cinema para assistir Os Caras Malvados (The Bad Guys) e eu acabei indo.  Clichê total, alguma escatologia, poucas piadas funcionando, uma vergonha ver um troço desse chegando aos cinemas e um Red indo direto para o streaming.  Não vou fazer resenha longa, ainda estou devendo a de Red e dos Eternos, porque não vale o esforço.  É ruim mesmo, mesmo que as crianças presentes possam ter gostado, há filmes infantis muito melhores.  Resumo do Adoro Cinema logo abaixo:

"Baseado nos quadrinhos de Aaron Blabey, Os Caras Malvados segue um grupo de animais ladrões e suas travessuras. Sr. Lobo, Srta. Tarântula, Sr. Tubarão, Sr. Piranha e Sr. Cobra sempre foram vistos como maus, desajustados e que assustam todo mundo que os vê. Eles têm uma longa história criminal, roubando tudo o que eles querem e como eles querem. Em um de seus planos de assalto em um evento de gala, Sr. Lobo percebe que eles podem ser bons, ou melhor, que pessoas podem ver eles como bons animais. Sendo pegos pela polícia após um plano malsucedido, o grupo de ladrões decidem se passarem de bonzinhos para que a polícia não fique na cola deles e para não serem mandados para a prisão. Eles acabam aceitando a proposta do Professor Marmelada para ajudá-lo a recuperar porquinhos-da-índia que estão sendo usados para testes em uma empresa. Será que a farsa do grupo se manterá? Ou eles vão finalmente serem os bonzinhos da história?"

O filme me perdeu logo no começo, quando somente os protagonistas e o vilão são animais em um mundo de humanos e no qual os outros animais, inclusive da espécie dos que estão no centro da história, não são antropomorfizados.  Posso não achar Zootopia nenhuma beleza, mas ter um mundo consistente é o mínimo que a gente pede.  Poderia ser um mundo de humanos e animais antropomorfizados convivendo, a ideia do Lobo Mau poderia ser usada para dizer que era um mundo derivado dos contos de fada, talvez, enfim.  Fora isso, a resolução do problema final, quando o vilão é derrotado, também é muito chutada, sem nenhuma preocupação em oferecer um desenlace minimamente coerente.  É mais visual mesmo.  E temos referências aos filmes de Quentin Tarantino, eu reconheci dois - Kill Bill e Pulp Fiction - mas pode ter mais coisa, não sou especialista nas obras do diretor, nem fã de sua filmografia, aliás.

De resto, a animação usando 2D e 3D está em alta, o visual é interessante em alguns momentos, a animação tem qualidades.  O filme até cumpre a Bechdel Rule, porque tem três personagens femininas com nomes e que conversam entre si em algum momento.  Eu diria que o único ponto positivo é que os "caras malvados" do título decidem fazer o que é certo, ajudam a salvar a cidade, claro, e, ainda assim, pagam um ano de cadeia por crimes cometidos.  O filme termina com eles saindo da cadeia regenerados.  Isso é uma novidade nesse tipo de história, eu diria, e algo que tem uma função moralizadora de alguma forma, além de vir junto com um forte elogio à amizade.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails