segunda-feira, 4 de abril de 2022

Representante da Crunchyroll afirma que há muito espaço para os shoujo anime no Ocidente. Mas será que é o que as japonesas preferem?

O ANN publicou uma matéria comentando um seminário promovido pela Crunchyroll voltados para empresas japonesas semana passada.  Segundo a matéria, a diretora de clientes da empresa, Asa Suehira, afirmou que os gêneros favoritos ainda são os isekai e os shounen de luta, mas que “No Ocidente, onde os fãs de anime femininos foram mal atendidos com conteúdo relevante historicamente, shojo, josei e até alguns títulos de BL estão mostrando desempenhos mais fortes do que o esperado”.  Ela destacou que Fruits Basket teve um desempenho acima do esperado, porque há uma demanda reprimida.

O fato é que há pouco material disponível para o público feminino, ou que se interessa por materiais de demografias femininas (shoujo, josei, BL etc.) nas plataformas de streaming.   Agora, o fato é que a produção de animes shoujo-josei é bem mais restrita que a de outras demografias.  Discriminação?  Sim, sem dúvida!  Agora, eu gostaria de destacar que é preciso prestar atenção ao que o público feminino japonês prefere e se você observar o que é produzido em formato dorama, ou para o cinema, irá ver uma grande quantidade de séries e filmes baseados em mangás femininos.  Agora, quando um mangá feminino sai da sua bolha, ele tem maior possibilidade de ter adaptações para múltiplos formatos e, nem sempre, o primeiro deles será um anime, mas a animação sempre virá.  Exemplo?  Nodame Cantabile (のだめカンタービレ), Chihayafuru  (ちはやふる), Orange (オレンジ), Honey & Clover (ハチミツとクローバー), Omoi, Omoware, Furi, Furare (思い、思われ、ふり、ふられ) etc..

Espero que a Crunchyroll tenha despertado a atenção das empresas japonesas.  Mais animes shoujo/josei/BL (*e TL de qualidade*) seriam muito bem vindos, mas acredito que é preciso que os ocidentais fiquem atentos ao que está acontecendo no mercado japonês, as preferências do público original do produto.  Há quem goste de dorama, quem não goste, mas o fato é que as adaptações para este formato são muitas e, às vezes, a gente nem percebe que a origem é um shoujo ou josei mangá.

3 pessoas comentaram:

Fico curioso qual foi a reação das ocidentais ao conhecer o mangá shojo. Pq majoritariamente a HQ ocidental é direcionada ao patriarcado.

O público feminino, no geral, gostou e Sailor Moon, depois Fruits Basket, tiveram um papel importante na ampliação do mercado de mangá nos EUA. Há posts de mais de 15 anos falando sobre isso, inclusive traduções de artigos norte americanos. Os homens, os editores, poderiam reclamar, mas o dinheiro pesa neste caso.

legal a informação... mas incluo também o Canadá, América Latina e Europa...

Related Posts with Thumbnails