sexta-feira, 12 de agosto de 2022

"Qual foi o primeiro mangá shoujo que você comprou na vida?" Parte 2: Quais as revistas que mais aparecem?

Anteontem, postei a tradução de uma pesquisa que apontava qual teria sido o primeiro shoujo que os homens japoneses compraram.  Eu comentei em qual década o material foi publicado, mas acho que seria importante mostrar quais revistas são as mais citadas.  Por isso, fiz a separação das obras pelas revistas para comentar.  Não é mais do mesmo, prometo, e não pretendo voltar a esta lista em outro post, não.      

A revista que mais aparece na lista, com seis títulos de trinta e um, é a Ribon.  Akazukin Chacha e Marmalade Boy são da fase de ouro da revista, os anos 1990, quando a Ribon era a revista shoujo de maior vendagem do mercado japonês.  Metade dos títulos são mangás de garota mágica, um dos fortes da publicação.  Mahou Tsukai Sally acabou se tornando o primeiro anime shoujo e é uma série de garota mágica.  Todos os que estão na lista tiveram anime, alguns, tiveram filmes live action e dorama.

3. Chibi Maruko-chan - Ribon
13. Mahoutsukai Sally - Ribon
17. Akazukin Chacha - Ribon
17. Marmalade Boy - Ribon
17. Himitsu no Akko-chan - Ribon
17. Otousan wa Shinpaishou - Ribon


E temos a Nakayoshi com cinco títulos.  Só que A Princesa e o Cavaleiro foi publicado em mais de uma revista e em momentos diferentes.  De qualquer forma, três títulos são dos anos 1990, três séries de garotas mágicas.  Os dois títulos da CLAMP entram aqui.  E, claro, temos Candy Candy, que ficou em um surpreendente segundo lugar.  

2. Candy Candy - Nakayoshi
3. A Princesa e o Cavaleiro - Shojo Club/Nakayoshi/Shojo Friend
8. Sailor Moon - Nakayoshi
13. Card Captor Sakura - Nakayoshi
17. Guerreiras Mágicas de Rayearth - Nakayoshi


Quando fui contar, percebi que a Hanayume estava empatada com a Nakayoshi.  Todos os títulos são muito importantes, clássicos antigos e modernos, por assim dizer.  Glass Mask (1976) e Patalliro! (1978)  começaram a ser publicados nos anos 1970 e continuam ainda em andamento.  Uma das lacunas nas minhas leituras é Doubutsu no Oisha-san, o mangá do veterinário que faz tanto sucesso.  Todas as séries listadas tem anime, dorama, ou os dois.

6. Glass Mask - Hana to Yume
9. Patalliro! - Hana to Yume
17. Doubutsu no Oisha-san - Hana to Yume
17. Fruits Basket - Hana to Yume
17. Sukeban Deka - Hana to Yume


Quando traduzi a lista, imaginei que haveria mais mangás da Margaret, mas, não, não era o caso.  Temos três clássicos, dois deles mangás de esportes (Attack Nº1 e Ace wo Nerae) e um título dos anos 1990, Hana Yori Dango, o shoujo mais vendidos de todos os tempos e a Rosa de Versalhes, claro.  Todos os listados tiveram anime e dorama, ou filme live action.  Hanadan e a Rosa também viraram peça do Takarazuka.

1. Rosa de Versalhes – Margaret
5. Ace Wo Nerae - Margaret
7. Hana Yori Dango - Margaret
11. Attack Nº1 - Margaret


E a Shocomi empatou com a Margaret!  Aqui, só temos ficção científica e fantasia.  Dois títulos de Hagio Moto (Poe no Ichizoku e They Were Eleven!).  Poe não teve anime, mas teve peça de teatro e continua tendo spin-offs até hoje.  Os demais tiveram anime e/ou peças de teatro.

17. Poe no Ichizoku - Shocomi
17. Fushigi Yuugi - Shocomi
17. Basara - Shocomi
17. They Were Eleven! – Shocomi


Dois títulos da Shoujo Friend da Kodansha, que foi uma das mais tradicionais revistas para meninas, começando a sua publicação em 1962 e lançando o seu último número em 1996.  Muitas autoras importantíssimas para a demografia passaram por lá.  Seito Shokun! estar na lista é importante para lembrar o quanto a série, que nunca teve uma animação decente, nem live action, foi popular fora da bolha do shoujo mangá.  Ainda que tenha começado nos anos 1970, eu a vejo como muito mais ligada ao que se fazia nos anos 1980.  Já Haikara-san teve de tudo, anime, peça do Takarazula, dorama e, recentemente, animações para o cinema.  É uma série que marcou época.

17. Seito Shokun! - Shoujo Friend
17. Haikara-san ga Tooru - Shoujo Friend


Aqui, temos a Betsuma, uma das revistas mais populares dos anos 2000, mas que só apareceu uma vez, o que aponta para o interesse mais dentro da bolha do que fora dela.  A Cookie, que entra por causa de NANA, que poderia estar em outra publicação e entraria do mesmo jeito.  E a única revista josei e, assim como com NANA, é por causa de Nodame e a série poderia estar em outra revista que não faria grande diferença.

9. Kimi ni Todoke - Betsuma
11. Nodame Cantabile - Kiss
16. NANA – Cookie

E temos Benigumo, que é shoujo, mas no Bakaupdates está como shounen e que eu não faço ideia de onde saiu, mas a editora é a Asahi Sonorama, que publica revistas como a Nemuki e a Mystery Bonita.  Imagino que é uma história curta que apareceu em alguma revista de horror/terror/suspense para meninas.  Já Asari-chan é um kodomo mangá.  Saiu em várias publicações, inclusive a CoroCoro, que, a rigor, é para meninos, mas saiu na Ciao, também, que é a mais infantil das revistas shoujo.

13. Asari-chan - Ciao (entre outras)
17. Benigumo ***

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails