quinta-feira, 25 de agosto de 2022

RIP: Morre aos 101 anos a cartunista Lily Renée

A quadrinista e historiadora das mulheres nos comics Trinna Robbins comunicou no Facebook o falecimento da cartunista Lily Renée.  Ela tinha 101 anos e Robbins recebeu a seguinte mensagem de seu filho, Rick Phillips: "É com grande tristeza que minha irmã e eu lamentamos informar o falecimento de nossa mãe. Ela morreu pacificamente em casa, como era seu desejo, ontem depois de viver uma vida plena de mais de 101 anos. Há um tempo para todos nós e sua morte vem logo após o nascimento de seu terceiro bisneto no início deste ano. Obrigado a todos por fazerem parte de sua vida em seus anos de crepúsculo. Planejamos realizar uma Celebração da Vida em setembro.  Obrigado por seu amor e apoio,   Rick".


Falei de Lily Rennée no blog em um post intitulado "O ocultamento das mulheres quadrinistas, o caso de Lily Renée (Artigo traduzido)".  A artista austríaca fugiu da Europa em 1938 por ser judia e atuou na indústria de quadrinhos norte-americana nos anos 1940, principalmente.  O texto que traduzi fala de como os quadrinhos não eram vistos como um emprego decente para artistas, especialmente, mulheres e que Rennée fez o possível para deixar para trás os comics e seu nome terminou esquecido.  


Robbins, devotada ao resgate das mulheres na indústria de quadrinhos, localizou Renné em 2005 e foi responsável por uma HQ contando como a artista conseguiu fugir dos nazistas e chegar aos Estados Unidos quando tinha somente 17 anos.  Para quem quiser saber mais sobre ela, recomendo o post que linkei.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails