quarta-feira, 19 de abril de 2023

Kaoru Mori enfrenta problemas de saúde e passa por cirurgia

 

Kaoru Mori é um dos mangá-kas mais competentes da atualidade, considerando somente seu traço, seu apuro, de todos os tempos.  Já escrevi várias vezes que ela é uma das grandes ausências em nosso país, em especial, seu mangá Emma (エマ), que a projetou internacionalmente e teve animação (*cuja segunda temporada foi bem pouco final ao original*).  

Muito bem, o ANN trouxe a notícia de que a autora tem enfrentado problemas de saúde e que submeteu-se a uma cirurgia para retirar miomas.  Segui os links que o ANN deu (*1 - 2*) e traduzi o que seria a mensagem da autora, se desculpando, como é comum entre os mangá-kas normais, por não cumprir seus prazos, ou não ter entregado seus originais com a qualidade esperada, neste caso, o último capítulo de Shirley (シャーリー).  Segue a mensagem, traduzida com o auxílio do Google Translator.

"Peço desculpas por postar este manuscrito em um estado   incompleto.  O motivo é desconforto físico.

Por volta do final de 2022, apareceu dermatite alérgica na ponta dos meus dedos e também se desenvolveu artrite calcificada, e eu não conseguia segurar uma caneta satisfatoriamente.

Embora meus sintomas não tenham melhorado muito, este ano tive até uma dor de cabeça aguda chamada síndrome de vasoconstrição cerebral reversível . Eu acreditava que a dor e a sonolência não deveriam ser suportadas, então fui imediatamente ao hospital, mas a causa era desconhecida e não tive escolha a não ser esperar pela cura natural enquanto aliviava os sintomas. Fiquei curiosa com isso, então fui fazer um check-up médico completo, que faço todos os anos, um pouco no início deste ano, e constatei que os miomas uterinos, que já haviam sido confirmados antes, haviam crescido consideravelmente. Miomas uterinos são tumores benignos comuns e são considerados inofensivos, mesmo que sejam assintomáticos. Não sei se os miomas uterinos são a causa de todos os sintomas. Pode não importar nada. Ainda assim, não havia outras anormalidades, mas haviam crescido em um curto período de tempo (*), e havia outros sintomas que provavelmente eram causados ​​por miomas, então decidi fazer uma cirurgia para removê-los, considerando o futuro."

Não sei vocês, mas eu fiquei realmente assustada com esse conjunto de sintomas.  Pelo que sei, os miomas podem causar desconforto abdominal , sangramentos, pressão sobre a bexiga etc. (*quando muito grandes*)  Agora, o que ela descreve vai bem além disso.  Enfim, torço pela melhora e que a cirurgia realmente possa resolver boa parte dos problemas da mangá-ka.

3 pessoas comentaram:

Valéria, vc viu o aumento dos preços da JBC? um mangá que era R$36,90 agora vai custar R$40

Vi que circulou no grupo do Shoujo Café do Facebook, mas eu não olhei. Como eles justificaram os aumentos? Bem, conhecendo o padrão, não devem ter explicado, mas há inflação, dólar e, provavelmente, o preço das licenças que a editora tem. E há a sede de lucro. O problema é que os consumidores não devem ter tido aumento de renda.

Uma pena.
Espero que ela se restabeleça rápido.

Related Posts with Thumbnails