Depois de ser licenciado na França (*está previsto para setembro*), o mangá Tenmaku no Jaadugar (天幕のジャードゥーガル), de Tomato Soup, foi anunciado também na Espanha. Você pode não se lembrar, mas a série, que tem um traço bem diferente do que se espera, ficou em primeiro lugar no guia Kono Manga ga Sugoi! de 2023 e em 11º lugar no deste ano. A série está indicada para o 17º Mangá Taisho Award, que é o deste ano.
O ponto de partida inicial da série é o seguinte: No século XIII, Fátima foi feita prisioneira no Império Mongol, o império mais poderoso do planeta, e designada para servir no palácio imperial. Originária da Pérsia (atual Irã), ela conhece muito de medicina e ciência, a jovem só precisava de um lugar onde pudesse mostrar os seus talentos. Essa oportunidade vem quando a protagonista conhece Töregene, a sexta esposa do segundo imperador, Ögedei, que tem sentimentos confusos sobre o Império Mongol. A série irá contar a história dessas duas mulheres, de sua amizade, enquanto navegam pelos meandros do Império Mongol.
O Império Mongol existiu entre os séculos XIII e XIV e foi o maior império de terras contíguas da história e o segundo maior império em área, perdendo apenas para o Império Britânico. O Império Mongol surgiu da unificação de várias tribos nômades sob a liderança de Genghis Khan (c. 1162-1227), que se tornou seu único governante em 1206. Apesar de muito poderoso, o império foi presa das disputas entre os muitos filhos de Genghis Khan e da necessidade de se institucionalizar (*se tornar um estado de fato*), ou manter uma estrutura nômade. Ögedei é um dos tais filhos de Genghis Khan e seu herdeiro inicial.
Na França, o mangá será lançado pela poderosa Glénat, já na Espanha, a série foi anunciada pela ECC Ediciones. Na França, o título será Jaadugar, la légende de Fatima, na Espanha, Una bruja en el Imperio Mongol. Este seria um mangá que, se fosse anunciado no Brasil. Para quem quiser, tem scanlations.
0 pessoas comentaram:
Postar um comentário