terça-feira, 13 de maio de 2025

O que mais irrita os turistas no Japão? O 1º lugar é uma surpresa.

O Sora News publicou o resultado de uma pesquisa com turistas estrangeiros no Japão.  Eles pontuavam que a falta de lixeiras aparece novamente no topo da lista, mas não é a principal reclamação desta vez.  Um... qual será?  A matéria abre pontuando que pós-pandemia, eu imagino, o Japão vive um boom de viajantes, que não mostra sinais de desaceleração. Em 2024, houve um recorde de turistas estrangeiros. Por isso a Agência de Turismo do Japão, parte do Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, vem realizando entrevistas com viajantes estrangeiros ao final de suas viagens pelo país como uma forma de verificar que tipo de problemas encontraram.

Entre julho e dezembro de 2024, a agência entrevistou 4.189 viajantes estrangeiros antes de suas partidas dos aeroportos de Narita, Haneda, Kansai, Fukuoka e New Chitose, os maiores portões aéreos internacionais do Japão. Quando questionados sobre o que os incomodou, perturbou ou irritou durante a viagem, 6,1% disseram ter tido dificuldade em encontrar Wi-Fi gratuito e serviço público de internet, e 8,6% reclamaram sobre o processo de imigração e a demora e dificuldade para concluir o processo após o desembarque.

Em sexto lugar na lista, 10,8% disseram ter encontrado problemas com sinalização multilíngue, considerando o texto em outros idiomas pequeno e/ou difícil de entender, já que a qualidade da tradução do japonês para o inglês e outros idiomas em estações de trem, hotéis, atrações turísticas e cardápios de restaurantes às vezes não é das melhores.  Sim, os japoneses têm dificuldades com o japonês, isso é algo que preocupa o governo de lá, inclusive.  Considerando que é  um país do 1º mundo, isso é sério.

E embora o Japão tenha recebido muitos elogios por seu sistema de transporte público confiável e limpo, 12,3% dos viajantes estrangeiros disseram ter tido problemas para entender onde pegar filas para trens, ônibus e similares, ou estavam confusos sobre as rotas e baldeações que precisavam fazer para chegar aos seus destinos pretendidos.  Aqui, será que a sinalização em outros idiomas não prejudicou?  Em quarto lugar na lista de problemas, uma opção recém-adicionada às entrevistas, com 13,1% dos viajantes afirmando que as atrações turísticas e instalações relacionadas a viagens (estações de trem, restaurantes, etc.) estavam desagradavelmente lotadas. Bem, se temos muitos turistas, as pessoas precisam se acostumar com isso.

Problemas com o idioma apareceram novamente na terceira resposta, com 15,2% relatando dificuldade de comunicação com funcionários de restaurantes, lojas, estações e hotéis que não falavam outros idiomas além do japonês.  Parece que poderiam juntar a questão da língua em um pacote só.  A segunda resposta mais comum dos entrevistados é uma reclamação consistente sobre viajar ao Japão por parte de visitantes estrangeiros, com 21,9% afirmando que se sentiram incomodados pela escassez de lixeiras nas vias públicas. No entanto, isso não deve mudar tão cedo. A etiqueta japonesa geralmente desaprova comer enquanto quando em trânsito, o que significa que a população local não gera muito lixo enquanto está fora de casa, e os japoneses   costumam levar uma bolsa ou mochila quando saem, o que significa que estão preparados para levar qualquer lixo que gerem para casa ou hotel para descartar lá.

Então, qual foi a resposta número um dos viajantes estrangeiros questionados sobre o que os incomodou enquanto estavam no Japão? No topo da lista, e por uma margem muito ampla, 51,1% deles disseram:  NADA!  Acho que o governo ficou muito feliz com isso.

0 pessoas comentaram:

Related Posts with Thumbnails