sábado, 27 de dezembro de 2008

Yaoi Fracassa na Espanha



Passando agorinha pelo site Missión Tokyo, vi uma coluna discutindo o fracasso do yaoi ou BL, como queiram, no país. Segundo Félix Sabaté, editor de Glénat, o desempenho em vendas dos mangás yoi no país é "um desastre", só ficando melhor do que as vendas de mangás hentai. O artigo questiona as razões do fracasso, quando nos EUA, França, Itália e Alemanha, sem falar no próprio Japão, claro, as vendas são boas, para não dizer excelentes. Ao que parece, as melhores vendas são exatamente dos quadrinhos yaoi feitos "em casa" da Kousen, e o coreano Las Mil y una Noches. De quem é a culpa afinal?

Responder é difícil, e a coluna pondera sobre várias questões, como edições de baixa qualidade, escolha equivocada de títulos e a postura das fãs. As duas primeiras hipóteses, espcialmente a escolha dos títulos, parecem não ser o problema. Afinal, as editoras trouxeram material de qualidade. Ao que parece, o problema é das consumidoras que fazem muito barulho, mas compram pouco. Enfim, observando o que acontece no mercado espanhol, eu o vejo como muito parecido com o nosso. Estão na nossa frente, mas o comportamento é parecido. E, falando nisso, se eu for acreditar no zum-zum-zum, Gravitation, mangá yaoi-bl de verdade, foi uma das vendagens mais baixas da JBC nos últimos tempos. Já Princess Princess, qu não é yaoi "da vero", parece não ter feito feio para a Panini. Mas sem termos as vendagens, impossível dizer, e só tivemos um título por aqui até agora e nada mais.

4 pessoas comentaram:

Engraçado. Quando eu estava em Barcelona, havia MUITOS mangás yaoi e um grupo enorme de garotas histéricas comprando-os (em plena FNAC).

Olha, devo concordar com você em um único ponto: que o motivo do fracasso do Yaoi na Espanha se deve à fãs que falam, mas não compram. Isso está correto. Porém, discordo que no Brasil, por exemplo, Gravitation tenha feito pouco sucesso. O primo de uma amiga minha trabalha na JBC, e pelo o que eu ouvi falar, quase não há reserva de estoque de Gravitation. Para comprovar, quando eu fui em evento aqui de SP, o Anime Friends, só tinha o volume 8 e o 10.
Sinceramente, acho que as editoras, tanto espanholas e brasileiras deveriam licenciar mais títulos desse tipo de mangá. Eu sou uma fã roxa de Yaoi e Shonen-ai e é mentira dizer que não há mercado aqui. Mas sabe como é, ainda existe o preconceito.

Well, honestly it will not be because the Spanish yaoistas not we strive, we do not want to do and neither is the case because, in effect, bring us Yaoi, but did not know him or his mother xD, if suit Yaoi of famous authors, would sell more than the Shonen xD But in the end, hopefully this thing will change 2009

Os comentáios sobre o fracasso de Gravitation apareceram na comunidade da JBC no Orkut e soube algo de outra fonte, também. Números esgotados podem apontar, tamb´m, para tiragens pequenas.

De qualquer forma, e esperar para ver se a JBC licencia mais algum título. Lembrem que a JBC não lançou mais nenhum clásico depois d A Princesa e o Cavaleiro.

Quanto à Espanha, eles lançaram MUITA coisa e a coluna que comentei está no Missión Tokyo. ia de regra é um site confiável e que não parece discriminar mangás por gênero.

Related Posts with Thumbnails