quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Autora de Nodame Cantabile está doente



A notícia está no ANN e me deixou preocupada, pois eu não sei até que ponto essa doença pode comprometer a carreira de Tomoko Ninomiya. Ela teve um menininho em 24 de outubro e está de licença. Em seu blog ela relatou ter dificuldades em segurar o bebê, dores no braço e tudo mais. Como elas persistiram, a mangá-ka buscou auxílio médico e foi diagnosticada com Síndrome do Túnel do Carpo (STC). Eu achei isso aqui (*não só isso, claro, mas já nos basta*) sobre a doença:
A STC é a mais comum, mais conhecida e a mais estudada dentre todas as doenças compressivas de nervos periféricos atingindo hoje, no Brasil, aproximadamente um milhão e seiscentas mil pessoas. Sua causa ainda é controversa, porém seus sintomas são familiares para quem sofre dela. Manifesta-se freqüentemente no período da noite e começo da manhã por dor, sensação de dormência e formigamento na mão, podendo se estender por todo o braço. Pode ser bilateral em um grande número de casos. A predominância é em mulheres, com idade entre 31 e 60 anos e nas pessoas que executam movimentos repetitivos.
Espero que ela se cure rápido e definitivamente. Vamos torcer. Por enquanto, Nodame ficará suspenso por mais tempo e espero que seu futuro não esteja em risco, também.

6 pessoas comentaram:

Eu vi a notícia no ANN e logo em seguida pesquisei mais sobre a doença também, parece que nos casos mais graves a pessoa costumar passar por uma intervenção cirurgica. A boa notícia é que essas cirurgias costumam ser bem sucedidas e, considerando a profissão dela, é bem provavel que ela acabe fazendo ela. A má notícia nisso tudo é que fica incerto o retorno da mangaka, mas pelo menos em um futuro não muito distante ela poderá abraçar e segurar seu filho, né?
Torcer por sua melhora!

É o link da Revista Brasileira de Ortopedia? Há até as fotos de uma cirurgia por lá...

Olha gente, detesto acabar com as esperanças porém, como fisioterapeuta eu TENHO que fazer um comentário:

STC é uma doença primordialmente laboral. Se ela trabalha com as mãos, provável que a coisa não seja simples de resolver não. Pode AMENIZAR, mas curar? HUm, não sei, só avaliando. depende muito tb da sua genética (existem pessoas predispostas às DORTs).

Ok, tem o recurso cirúrgico. Já vi inúmeros bem sucedidos, mas EU mesma já peguei diversos casos que não melhoraram em nada ou até mesmo pioraram.

Vale esperar...

Argh! Eu já tinha ouvido falar sobre essa doença, infelizmente é um pouco comum entre minhas colegas de profissão, ela engana um pouco por ser semelhante a uma tendinite (mal de que já sofro =/). Tomara que ela se recupere logo, aproveite essa pausa para curtir mais o filhote.
Parar o trabalho por decisão própria é uma coisa, agora, interrompê-lo por um impedimento físico é triste para qualquer pessoa.

A minha mãe teve essa síndrome e teve que operar as duas mãos. Ela fez fisioterapia, ficou parada por um tempo, mas melhorou. Hoje em dia ela trabalha com artesanato, fazendo crochê entre outras coisas. Ela só sente dor mesmo quando faz um esforço muito grande. No mais, a vida dela está normal. Isso foi há dez anos atrás.

Nossa, Nodame é tudo de bom! Tomara que essa síndrome não atrapalhe o brilhante trabalho que tem sido feito com este anime. Estarei torcendo por ela!
Obrigada por dividir a notícia!

Related Posts with Thumbnails