sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Tokyopop e Kodansha: Fim da Parceria?



Pensei que não teria notícias hoje, mas eis que tenho duas e das boas! A Kodansha deiou a licença com a Tokyopop expirar na Alemanha. Segundo o ANN, estão em risco as publicações de grandes títulos como Beck, School Rumble, Yamato Nadeshiko Shichihenge, e Jigoku Shoujo. Pode não exisir nada definitivo, talvez os mangás prossigam, mas é uma bomba. E só para lembrar, Life, que foi suspenso pela Tokyopop nos EUA, também é da Kodansha.

5 pessoas comentaram:

Por acaso você tem alguma coisa contra a Tokyopop? Por que o fim da parceria é uma boa notícia? Você escreveu que é uma notícia "das boas". Não sei a razão, mas parece que você tem algum problema com a editora. Quando as notícias de crise na Tokyopop começaram a surgir, que logo deu pra perceber ser uma crise geral, não só da editora, você praticamente a dava como falida. Ela não quebrou e assim espero que continue. Você vive dizendo que cancelamentos são normais, mas o de Life parece, segundo você, anúncio do apocalipse e concordata da Tokyopop. Se é alguma questão pessoal, por favor, nos explique. Outras editoras como a Viz ou a DelRey não ganham tanto "destaque".

Não, Tabby, das boas quer dizer "das grandes", "uma bomba", efim. Eu fico triste que a Kodansha esteja rompendo seus laços, ainda mais com mangás em andamento e que isso prejudique a Tokyopop que já está perdendo títulos por conta dos acordos privilegiados da VIZ.

Mas a questão não é a crise e, sim, que a Kodansha está entrando autonomamente no mercado Europeu e Americano. Aliás, eu tenho quase certeza que falei disso aqui. Na época a empresa asegurou que não romperia contratos em andamento. Tá aí, mentiu.

Quanto à Life a questão é pessoal: EU GOSTO DO MANGÁ E COLECIONO A EDIÇÃO AMERICANA. Agora veja só, eu não posso terminar a coleão, não se ele realmente tiver sido cancelado nos EUA.

Ficou claro agora?

Sim, ficou. Obrigada por explicar. Venho sempre ao seu blog e soou estranho a colocação. Você não costuma torcer contra ninguém, por isso estranhei.

Acredito que quando a Valéria falou que era uma "noticia das boas" ela quis dizer que eh uma grande noticia, algo relevante, não que ela gostou de saber que um manga que ela coleciona esta sem contrato =D

E tendo cancelado faltando poucas edições para LIFE teerminar eh muita sacanagem da editora.

Pelo que eu vi em outro site, a kodansha tbm ta acabando com a TKPop alemã.

A Kodansha tem títulos com varias editoras. Noam, por exeplo, para citar um outro maerial que eu coleciono, é da Kodansha. Eles dsseram que não romperiam contratos. Mas depois do caso da Alemanha, quem sabe? E sei lá eu se Life nos EUA já não tem a ver com essa nova estratégia da editora japonesa?

Enfim, a Tokyopop ainda tem Loveless que é sua carta forte nos EUA depois do término de Fruits Basket, mas pode ser que eles publiquem cada vez menos material japonês ou tenham que recorrer às editoras periféricas para se manterem vivos no mercado.

Related Posts with Thumbnails