domingo, 31 de maio de 2009

Finder Series proibido para Menores na Alemanha



Segundo o Missión Tokyo, o governo alemão catalogou o primeiro volume do mangá shounen ai Finder Series, de Ayano Yamane, como prejudicial para menores. Segundo o departamento do governo responsável pela questão, o mangá ficará restrito para maiores de idade e se proíbe o uso de qualquer passagem que mostre crimes na publicidade da série. (*esta última parte acho que posso ter entendido mal*)

A Tokyopop alemã já publicou quatro volumes da série, que está em andamento, mas as informações sobre o primeiro volume do mangá foram apagadas da página da editora. O mangá começou a ser publicado em 2002 na revista BL / yaoi Be x Boy GOLD (Be Beatiful).

Finder Series conta a história do fotógrafo Akihito Takaba que é seqüestrado pelo misterioso Asami, membro da máfia japonesa. Um... No cativeiro, Takaba é submetido a uma noite de prazer e dor jamais imaginada. Além do mafioso japonês, segundo a descrição do Missión Tokyo, um chefe da máfia chinesa também está de olho no rapaz por razões desconhecidas. Se o resuminho estiver correto, não me surpreende a proibição, já que as editoras alemãs pareciam ter um acordo de não publicar mangás com estupros "consentidos".

Sem entrar na questão do estupro, acho que é evidente que este tipo de mangá não é para menores. Trazer o rótulo ou a advertência ou vender embalado, seria o mínimo que a editora deveria fazer. Não sei como a coisa é decidida aqui no Brasil, mas está se tornando cada vez mais comum vermos mangás ensacados. Alguns, desnecessariamente, como Marmalade Boy, mas a maioria das escolhas é correta. Obviamente, nada impede que o material seja vendido para menores. Aliás, se você vende cigarro para menores na maioria das bancas, não será o mangá que vai ser controlado.

3 pessoas comentaram:

Realmente Viewfinder não é mangá para menores: o sexo é bem explícito. Porém não sei se proibir adianta muita coisa. Eu mesma comecei a ler BL antes dos 18 anos.

A BeBeautiful, que publicava nos States, colocava o selo "explicit content/parental advisory" impresso na capa (eu tenho o primeiro dos três volumes publicados).

E sim, o resumo está correto. O enredo da Yamane-sensei não é lá muito original, mas a arte dela é muito bonita. (E Feilong, o mafioso chinês, é lindo~)

Sexo e violência, pelo jeito. Mas, enfim, o importante, pelo menos para a editora, é sinalizar. Assim, quem compra ou quem vende (loja) é que é responsável. Será que a Tokyopop não fez a coisa direito? Porque no fim das contas, o mangá continua no mercado e achei a notícia original um pouco confusa.

A violência no mangá é, maiormente, sexual. No mais, acho que uns tiros e sopapos aqui e ali.

Pelo que andei lendo, o negócio lá na Alemanha funciona assim: mesmo que seja material adulto, se não estiver incluído no "index", qualquer um pode comprar. O que aconteceu com Viewfinder foi justamente essa inclusão. Logo, comprar agora só com identificação; e fica proibido empréstimo e exposição públicos.

A fonte é essa: http://www.mangablog.net/?p=4500

Related Posts with Thumbnails